Piloto dá marcante ‘tchau’ com o último enorme A380 da Lufthansa a partir

Cena de um dos vídeo destamatéria – Imagem: Markus, via YouTube

O dia finalmente – e infelizmente – chegou. Como acompanhamos ao longo dos últimos meses, a Lufthansa estava gradativamente retirando seus Airbus A380 de sua principal base, no Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, e enviando-os para estocagem de longo prazo.

Um a um, em média a cada 20 ou 30 dias, os enormes jatos de dois andares, o maior modelo de transporte de passageiros do mundo, iam sendo registrados em fotos e vídeos em suas decolagens, já que a companhia não tem plano de utilizá-los a curto prazo e considera grandes as chances de nunca mais serem viáveis.

E hoje foi o momento da despedida do último exemplar que ainda permanecia no aeroporto da cidade alemã. O A380 registrado sob a matrícula D-AIMH partiu no meio da manhã e, após uma cerimônia em solo antes da saída, na decolagem o piloto ainda promoveu mais uma homenagem diante do futuro incerto do modelo.

Pouco após deixar a pista 18 do Aeroporto de Frankfurt e começar sua subida, o grande avião foi visto fazendo um enorme e marcante “tchau” ao balançar suas asas diversas vezes, ação conhecida como “wing wave”.

O momento foi registrado em dois vídeos, que você vê a seguir. O primeiro deles, do próprio aeroporto, mostra a decolagem por um lado. O segundo, por um entusiasta, foi feito pelo lado oposto, e mostra muito mais tempo da homenagem do piloto. Aproveite as gravações para ouvir o rugido dos motores e, durante o balanço de asas, note o interessante movimento das superfícies de controle:

Após pouco mais de 2 horas de voo desde Frankfurt, o último Airbus A380 da Lufthansa era visto (e também filmado) pousando no Aeroporto de Teruel, na Espanha, já bastante conhecido por ser destino de estocagem de grandes aviões.

O aeroporto espanhol registrou o momento da chegada em vídeo e publicou as bonitas imagens na internet para apreciação dos interessados:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing 737 tem todos os pneus principais estourados no pouso

0
No estranho incidente na tarde da sexta-feira, algo levou todos os pneus do trem de pouso principal do Boeing 737 a estourarem no pouso.