Piloto desaparecido na mata por 36 dias, após queda de avião, é resgatado no Pará

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), do Governo do Estado, esteve empenhado desde as primeiras horas deste sábado no resgate de Antônio Sena

Após desaparecer há 36 dias, durante o voo entre os municípios de Alenquer e Almeirim, na região oeste estadual, o piloto paraense Antônio Sena, mais conhecido como “Toninho Sena”, foi resgatado vivo na tarde deste sábado (06), por um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) do Governo do Estado. Toninho Sena estava em uma área de mata fechada em Almeirim. 

A esperança de reencontrar com vida o piloto do Cessna 210 surgiu nesta sexta-feira (5), depois do contato telefônico de pessoas que encontraram o piloto e avisaram familiares dele. Ele foi encontrado por coletores de castanha em uma região próxima  da divisa com o Amapá em uma localidade chamada Igarapé Puxuri.

A operação para busca e resgate do Antônio Sena foi reiniciada nas primeiras horas deste sábado (06) quando decolaram, do Aeroporto Internacional de Santarém “Maestro Wilson Fonseca”, um helicóptero modelo esquilo e um avião modelo C-206, ambos da frota própria do Governo do Estado. No final da manhã, o Governo do Estado também enviou uma aeronave do modelo Caravan, que decolou de Belém. Essa terceira aeronave do Estado tem maior autonomia e capacidade de transporte. 

Contatos e renovação de esperanças

O contato com a comunidade onde o piloto desaparecido estava localizado aconteceu por meio de um rádio amador com constante oscilação de sinal. Informações iniciais da equipe de resgate davam conta que o piloto Antônio Sena estava em uma área de mata extremamente fechada. Membros da comunidade abriram uma clareira para permitir que o helicóptero encontrasse o local. A família do piloto também fretou uma aeronave que auxiliou na identificação do lugar dentro da mata. 

Organização 

Imediatamente após o governador Helder Barbalho confirmar nas redes sociais que o piloto Antônio Sena foi localizado com vida, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e integrantes das Polícias Civil e Militar de Santarém iniciaram o planejamento para resgate do piloto desaparecido.

Por Leonardo Nunes – SECOM / PA – Agência Pará

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

flight dawn sunset flying

Menos perdas em 2021, mas crise na aviação continua, diz IATA

0
Aviação civil mundial deve acumular perdas de US$ 47,7 bilhões em 2021, ante prejuízo de US$ 126,4 bilhões no ano passado.