Ao fazer a volta, piloto deixa Airbus A320 sair do asfalto e jato termina atolado

Um Airbus A320 acabou atolado no último sábado, 14 de dezembro, depois que o piloto não obteve sucesso em uma manobra de retorno e deixou os trens de pouso saírem do asfalto da pista.

Avião Airbus A320-200 Jetstar Atolado Manila
O Airbus A320 atolado na beirada da pista

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave envolvida no incidente foi o Airbus A320-200 da companhia aérea Jetstar Japan registrado sob a matrícula JA13JJ.

O avião decolaria para o voo de número GK40 de Manila, nas Filipinas, para Tóquio Narita, no Japão, com 140 pessoas a bordo, mas os passageiros viram sua viagem frustrada pela ocorrência. Segundo dados do FlightRdar24, a aeronave permanece fora de operação até o momento da publicação desta matéria.

FlightRadar24 A320 JA13JJ Atolado Manila 191214
O voo cancelado no dia 14 e nenhum voo posterior até o momento – Imagem: FlightRadar24

Como tudo ocorreu

O A320 ingressou na pista no sentido contrário ao da decolagem, que ocorreria a partir da cabeceira 13, e deslocou-se até o ponto onde iniciou o backtrack (procedimento de virar a aeronave em 180º no solo) para alinhar no rumo em que decolaria.

Porém, durante o procedimento, o trens de pouso de nariz e principal direito saíram da pista e ficaram atolados no gramado.

Avião Airbus A320-200 Jetstar Atolado Manila

Os passageiros tiveram que desembarcar na pista e foram transportados de ônibus para o terminal. A pista precisou ser fechada por cerca de 8 horas até que a aeronave fosse puxada de volta para a superfície pavimentada, uma vez que foi preciso remover terra do entorno do trem de pouso de nariz para soltá-lo do solo.

Avião Airbus A320-200 Jetstar Atolado Manila

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em cena rara, milhões de abelhas infestam avião Airbus A320 indiano

0
Milhões de abelhas encontraram o lugar ideal para criarem suas colmeias: duas aeronaves Airbus A320neo da empresa indiana Vistara