Piloto deixa avião ‘colado’ à pista em Jundiaí ao recolher o trem na decolagem

Cena do vídeo que você vê logo abaixo

Uma decolagem atraiu a atenção nesta última sexta-feira, 9 de julho, no Aeroporto de Jundiaí (SP), quando, após sair do solo, o piloto comandou o recolhimento do trem de pouso mas não levou o avião a ganhar altura sobre o solo até o final da pista.

Como você vê na gravação acima, a decolagem aconteceu a partir da cabeceira 18 no Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, da cidade de Jundiaí, a cerca de 60 km da capital São Paulo.

A aeronave em questão é registrada é um Twin Commander AC95, também conhecido como Jetprop Commander 695, um bimotor turboélice com 13,0 metros de comprimento e 15,9 metros de envergadura.

A bonita decolagem efetuada pelo piloto em Jundiaí é a chamada “decolagem americana”, procedimento conhecido pela ação de se recolher o trem de pouso da aeronave logo após a mesma deixar o solo, e então seguir ganhando velocidade a baixa altura sobre o solo até o final da pista, para finalmente efetuar uma subida de alta razão.

Embora vários pilotos façam tal procedimento em todo o mundo – normalmente apenas pela beleza da cena, e não por alguma necessidade técnica ou operacional -, geralmente a altura não é mantida tão pequena quanto neste caso. Pelas dimensões da aeronave, é possível notar que a distância da fuselagem ao asfalto deve ser pouco menor do que 1 metro no momento em que o Twin Commander esteve mais próximo ao solo.

Tal atitude costuma dividir opiniões, já que muitos elogiam a perícia do piloto aos comandos, enquanto outros criticam o risco desnecessário de um contato com o solo diante de qualquer imprevisto que possa surgir e resultar em perda momentânea de altura.

Veja, através dos títulos a seguir, algumas outras decolagens americanas registradas recentemente no Brasil:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias