Início Acidentes e Incidentes Piloto desfalece em voo após intoxicação e Airbus A321 pousa em emergência

Piloto desfalece em voo após intoxicação e Airbus A321 pousa em emergência

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um caso de emergência com um Airbus A321 ocorreu nesta sexta-feira, 7 de agosto, depois que um dos pilotos da aeronave desfaleceu em um voo internacional de passageiros.

Airbus A321

Segundo dados do The Aviation Herald, o problema se deu a bordo da aeronave Airbus A321 registrada sob a matrícula HB-IOC, pertencente à companhia aérea Swiss International Airlines.

A tripulação realizava o voo de número LX-1077 de Frankfurt-Main (Alemanha) para Zurique (Suíça), e já estava interceptando a aproximação por instrumentos (ILS) para a pista 28 do aeroporto de destino quando declarou Mayday (chamado de rádio usado para sinalizar uma emergência com risco de vida).

Foi informado ao controlador de tráfego aéreo que um dos pilotos estava incapacitado possivelmente devido a intoxicação alimentar.

A aeronave continuou para um pouso seguro na pista 28, e taxiou até o portão de desembarque, onde serviços de emergência já aguardavam para atender prontamente ao tripulante. Não há informações sobre seu estado de saúde até o momento da publicação desta matéria.

Embora não se saiba se a intoxicação ocorreu por alimento consumido a bordo ou antes do voo, a situação nos lembra de uma característica importante relacionada à alimentação dos pilotos e à segurança de voo. Você sabia que os dois pilotos nunca comem a mesma comida?

Exatamente para evitar que os dois tripulantes do cockpit sejam afetados por algum problema advindo do alimento, eles sempre contam com refeições diferentes, preparadas separadamente. As empresas de fornecimento de alimentos possuem ciência desse procedimento, e sempre disponibilizam as refeições segundo essa padronização.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile