Piloto desvia o voo após comissários acharem homem morto no banheiro do avião

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Airbus A321 da Air China fez um pouso de emergência recentemente, depois que um homem foi encontrado morto no banheiro da aeronave. O caso foi pouco divulgado pela mídia ocidental.

Foto de Toshi Aoki – JP Spotters, CC BY-SA via Wikimedia

O voo regular e diário CA4230, programado para voar de Fuzhou para Chengdu decolou na noite da quarta-feira, 24 de setembro, mas não chegou ao seu destino naquele dia, ao invés disso, teve que descer no Aeroporto Internacional Changsha – Huanghua, na província central de Hunan devido a uma emergência a bordo.

Segundo uma matéria do Yahoo! em Cingapura, a decisão dos pilotos por alternar o voo a um outro aeroporto deveu-se a um homem morto ter sido encontrado por comissários de bordo no banheiro da aeronave, sob suspeita de suicídio, segundo um relatório policial posterior ao evento.

Uma testemunha disse ao site que ouviu os comissários baterem na porta do banheiro várias vezes, mas não obtiveram resposta. Eles então arrombaram a porta e encontraram o homem sem vida. Após avisarem ao comandante sobre a situação, os protocolos esperados foram seguidos e os pilotos, então, seguiram para um pouso num aeroporto alternativo.

Conforme consta no histórico de voos do FlightAware, em cerca de meia hora, o avião desceu 10.500 metros (34.000 pés) antes de pousar em segurança no aeroporto de Changsha.

Outro passageiro disse que o incidente aconteceu logo depois de o avião atingir a altitude de cruzeiro. Segundo ele, quase todos os comissários de bordo foram mobilizados para atender a emergência e passageiros com formação médica também aderiram à tentativa de resgate. Mas já era tarde, embora o passageiro tenha sido levado ao hospital após o pouso, já não havia mais vida.

Alguns passageiros elogiaram os membros da tripulação nas redes sociais por sua “ação rápida e fria ao lidar com esta emergência”. O avião desviado chegou a Chengdu no dia seguinte.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Novo passe digital de saúde na aviação apoiará a reabertura das...

0
O Travel Pass deverá gerenciar e verificar um fluxo seguro de informações necessárias sobre testes ou vacinas.