Piloto desvia o voo e vinte passageiros desaparecem em meio a falsa emergência médica

Avião Airbus A321neoLR Air Arabia
Imagem: Mathias Düber (CC) via Flickr

Na noite da última sexta-feira (5), o aeroporto de Palma de Mallorca, na Espanha, ficou fechado por cinco horas, após um grupo de passageiros fugir da aeronave depois do pouso, numa falsa emergência médica. O plano audacioso teria envolvido cerca de vinte pessoas, que partiram de Marrocos num voo da Air Arabia Maroc com destino a Istambul.

Quando o voo 3O-437, operado por um jato Airbus A320, iniciava a travessia do Mediterâneo, um passageiro simulou que estava passando muito mal, alegando ser diabético. A tripulação e outros passageiros tentavam ajudar mas a situação apenas piorava, levando a equipe a alertar ao comandante, que decidiu por alternar o voo para a ilha espanhola.

Segundo a BBC relata, o avião pousou e parou numa área de estacionamento no pátio, enquanto se preparava a remoção do passageiro “doente”. Quando a porta da aeronave foi aberta, uma confusão tomou conta e vinte pessoas saíram correndo pelo pátio do aeroporto. Cinco passageiros foram detidos pela polícia, mas vários pularam a cerca e saíram do perímetro do aeroporto.

O aeroporto foi fechado e as vias de acesso foram bloqueadas pela polícia, de imediato e cinco passageiros foram presos ainda dentro do aeroporto. Uma busca foi iniciada para encontrar os demais fugitivos.

Curiosamente, o passageiro que fingiu estar doente foi levado ao hospital, mas os médicos constataram que não havia nada de errado com ele do ponto de vista médico. Um companheiro de viagem que o acompanhou ao hospital desapareceu.

A operadora do aeroporto disse que um total de 13 voos foram desviados para outros aeroportos.

Mais tarde, a polícia reportou que outros seis foram capturados, elevando o número para onze, enquanto as buscas prosseguiam. Os policiais interpretaram o ato como uma tentativa do grupo entrar ilegalmente na Espanha

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias