Piloto desvia voo ao ser informado de que a porta do avião estava aberta

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Anna Zvereva via Wikimedia

Um avião do modelo Airbus A319 da empresa russa Rossiya, operando para a companhia-mãe Aeroflot, teve que retornar ao aeroporto de origem depois que os pilotos identificaram um problema de pressurização a bordo junto com a indicação de que uma das portas estava aberta.

Segundo o The Aviation Herald, o incidente aconteceu no dia 27 de dezembro de 2020, enquanto a aeronave de registro VQ-BBA realizava o voo SU-6442 de Surgut a São Petersburgo com 114 passageiros e 5 tripulantes.

Após a decolagem da pista 07 de Surgut, os pilotos receberam em seu computador de bordo a indicação de que uma porta estava aberta e que a cabine não pressurizou. Como parte do procedimento previsto, a tripulação parou a subida a cerca de 8.000 pés e desceu para 5.000 pés a fim de permanecer numa altitude em que o diferencial de pressão atmosférica não afetasse a segurança do voo.

Imagem do FR24

A aeronave foi colocada em um padrão de espera (holding pattern) enquanto os pilotos percorriam as checklists para esse tipo de situação e queimavam combustível. Segundo dados do FlightRadar24, após 55 no ar, o jato voltou para um pouso seguro em Surgut.

Após mais de 16 horas no solo, em manutenção, o avião realizou um voo para São Petersburgo.

Não foi informado a causa-raiz do alerta, se a porta da aeronave não estava travada ou se houve algum outro problema técnico com o equipamento. Uma investigação foi aberta pela autoridade russa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias