Piloto e comissário de bordo entram em confronto físico no meio de um voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Aero Icarus, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Um confronto físico entre um piloto e um comissário de bordo irrompeu num voo da empresa aérea chinesa Donghai Airlines. A briga resultou em um braço quebrado e um dente quebrado. Tanto o piloto quanto o comissário de bordo estão suspensos do trabalho. O South China Morning Post relata que o incidente foi causado por um passageiro esperando para usar o banheiro.

O incidente aconteceu a bordo do voo EPA-6297 da Donghai Airlines, quase uma hora antes do pouso no Aeroporto Internacional de Xi’an Xianyang, na China. Um dos pilotos saiu da cabine de comando para usar o lavatório ao mesmo tempo que um passageiro tinha as mesmas intenções.

Segundo o jornal, o piloto teria dito ao passageiro para voltar ao seu assento enquanto o banheiro estava ocupado. Em vez disso, o passageiro optou por ficar na porta e esperar o piloto terminar. Quando o piloto saiu do banheiro e os encontrou ainda esperando para usá-lo, ele imediatamente confrontou o comissário de bordo da primeira classe por supostamente “não fazer seu trabalho corretamente e afetar a segurança do voo”.

Depois de uma breve discussão, o confronto se transformou em uma luta física campal. Segundo a mídia local, o comissário quebrou o braço, enquanto o piloto perdeu um dente. Depois que o incidente se tornou viral na rede social chinesa Weibo, a Donghai confirmou que os dois seriam suspensos do trabalho.

“A empresa atribuiu grande importância à discussão entre os tripulantes durante o voo e fez uma verificação interna rigorosa”, diz o comunicado, de acordo com o South China Morning Post. “Os membros da equipe envolvidos foram suspensos de seus empregos para garantir a segurança do voo”.

A companhia aérea afirma que realizará “uma recertificação geral de segurança” como resultado do incidente.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

people inside commercial air plane

Passageiro recebe cobrança de $988 milhões por upgrade de assento em...

0
Um passageiro da empresa aérea australiana Qantas recebeu uma cobrança recorde por um upgrade de assento num voo doméstico de quatro horas