Início Variedades Piloto e controlador aéreo de Guarulhos se desentendem na fonia em chegada...

Piloto e controlador aéreo de Guarulhos se desentendem na fonia em chegada para pouso

O voo cujo piloto se desentendeu com o controlador, conforme vídeo a seguir nesta matéria

Mesmo diante da padronização das comunicações de rádio na aviação, que garantem melhor uso, maior eficiência e adequada segurança da fonia e do espaço aéreo, alguns raros momentos e/ou situações específicos acabam por gerar desentendimentos, especialmente em regiões de grande movimentação de aviões.

Foi o que ocorreu recentemente na aproximação de pouso de uma aeronave no mais movimentado aeroporto do Brasil, o Internacional de Guarulhos (SP), conforme se nota na troca de mensagens entre o piloto e o controlador de tráfego aéreo da Torre, registradas na transmissão ao vivo do canal “SBGR” no YouTube.

Veja a seguir como tudo aconteceu e, logo abaixo do vídeo, uma explicação sobre as comunicações para esclarecer os detalhes da situação. Ao final da matéria, você também poderá rever outros casos recentes de problemas quanto às comunicações e instruções na frequência de comunicação da torre Guarulhos.

Conforme se observa e se ouve no vídeo acima, tudo começou às 20h55 do dia 2 de junho. A gravação se inicia com o controlador informando o voo TAM-3193 da LATAM Brasil sobre o vento que incidia no aeroporto de Guarulhos naquele momento e sobre a autorização para seu pouso na pista “dois sete esquerda” (referente à cabeceira 27L).

Imediatamente após a conclusão da mensagem, o piloto da LATAM informa que a comunicação foi “sobre-modulada” (ou seja, mais alguém utilizou a frequência no mesmo momento em que o controlador falava, impedindo que o piloto entendesse a instrução). E no instante em que o piloto da LATAM acaba de falar, um piloto de outra aeronave reporta “livre pouso”, confirmando ao controlador de tráfego como se a autorização de pouso fosse para ele ao invés do voo TAM-3193.

O controlador então repete as instruções ao piloto da LATAM, que dessa vez recebe a mensagem sem sobre-modulação e confirma sua autorização de pouso.

Na sequência, o controlador chama o voo AZUL-4645 para informá-lo que ele é o avião “número 2” na aproximação para o pouso e que o ajuste de pressão é “mil e vinte” naquele momento, ao que o piloto da Azul responde “Número 2. Mil e vinte. Então não está autorizado o pouso ainda?”. Neste momento percebe-se, portanto, que era este piloto que havia respondido “livre pouso” naquele momento anterior.

O controlador da torre responde “Com certeza” para confirmar que o voo da Azul ainda não tem autorização para pouso. O piloto então replica: “É que eu falei e o senhor falou ‘autorizado’. Então tá bom.”

Após a mensagem do piloto, o controlador repreende: “O senhor está chamando muito antes na aproximação. Tem três aeronaves na sua frente, com a separação curta, aguardando a autorização de pouso. O senhor me chama, atrapalha na comunicação, eu não consigo dar autorização. Consequentemente, eu dou autorização para quem está próximo ao toque e o senhor sobre-modula e acha que é para o senhor.”

O piloto então replica que “foi ordenado a fazer isso, a chamar a Torre”, e o controlador explica em reposta: “A instrução é passar à escuta da Torre. Se tem três aeronaves, é só manter a escuta. O senhor me chama próximo ao ‘externo’. Se o senhor não me chamar, com certeza quando o senhor chegar ao ‘externo’ a gente chama. Pelo menos evita acontecer esse tipo de problema. Ok? É só uma orientação.”

A gravação termina com o reporte “Ciente” do piloto da Azul, confirmando que recebeu as instruções do controlador de tráfego.

Veja nos títulos a seguir outros casos recentes de problemas quanto às comunicações e instruções na frequência de comunicação da torre Guarulhos, também registrados pelas transmissões ao vivo do canal SBGR:

Sair da versão mobile