Piloto de Embraer Bandeirante “tira onda” ao fazer pouso com “técnica especial”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um vídeo (e memes) estão circulando na web após um piloto do avião Embraer Bandeirante “empinar” o avião após o pouso, tirando uma bela onda.

O avião do vídeo que você viu acima é o PT-WAP, operado pela Rio Branco Aerotáxi. O Bandeirante foi o primeiro avião de sucesso da Embraer e opera em diversos locais remotos no país.

O vídeo original foi divulgado inicialmente em grupos de bate-papo de aviação, mas versões com músicas da trilha sonora da franquia Velozes e Furiosos começaram a circular pelas redes sociais. Não há informações exatas sobre o local onde aconteceu o pouso.

O que chama a atenção é o fato de o piloto ter mantido o nariz alto por um longo tempo, o que no meio automotivo é conhecido como wheeling ou simplesmente empinar as rodas.

No meio aeronáutico esta “técnica”, quando realmente utilizada para seu objetivo, tem nome, e se chama Aero Breaking, que utiliza a área exposta da aeronave para reduzir a velocidade de forma mais rápida, mesmo que isto não seja recomendado pelos manuais da maioria dos aviões.

Não é possível saber se o piloto apenas fez graça ou pretendia de fato reduzir a velocidade da aeronave. De qualquer maneira, é algo bonito de se ver e exige experiência.

Dentre os experientes pilotos nesta técnica está um de Boeing 747-200 cargueiro, que fez a peripécia no Brasil e no exterior:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias