Início Aviação Executiva Piloto de Embraer Bandeirante “tira onda” ao fazer pouso com “técnica especial”

Piloto de Embraer Bandeirante “tira onda” ao fazer pouso com “técnica especial”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um vídeo (e memes) estão circulando na web após um piloto do avião Embraer Bandeirante “empinar” o avião após o pouso, tirando uma bela onda.

O avião do vídeo que você viu acima é o PT-WAP, operado pela Rio Branco Aerotáxi. O Bandeirante foi o primeiro avião de sucesso da Embraer e opera em diversos locais remotos no país.

O vídeo original foi divulgado inicialmente em grupos de bate-papo de aviação, mas versões com músicas da trilha sonora da franquia Velozes e Furiosos começaram a circular pelas redes sociais. Não há informações exatas sobre o local onde aconteceu o pouso.

O que chama a atenção é o fato de o piloto ter mantido o nariz alto por um longo tempo, o que no meio automotivo é conhecido como wheeling ou simplesmente empinar as rodas.

No meio aeronáutico esta “técnica”, quando realmente utilizada para seu objetivo, tem nome, e se chama Aero Breaking, que utiliza a área exposta da aeronave para reduzir a velocidade de forma mais rápida, mesmo que isto não seja recomendado pelos manuais da maioria dos aviões.

Não é possível saber se o piloto apenas fez graça ou pretendia de fato reduzir a velocidade da aeronave. De qualquer maneira, é algo bonito de se ver e exige experiência.

Dentre os experientes pilotos nesta técnica está um de Boeing 747-200 cargueiro, que fez a peripécia no Brasil e no exterior:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A