Piloto escreve mensagem de “Fique em Casa” nos céus da Europa

Um piloto europeu decidiu levar a mensagem de conscientização contra o Coronavírus nas alturas: pegou seu avião e “escreveu” nos céus da Europa através dos sites de radar.

Europa

O pequeno monomotor Diamond DA-40 de matrícula OE-VDS decolou de Graz, na Áustria, e o piloto foi fazendo o percurso para formar os dizeres “Stay Home” (Fique em Casa em inglês) para aparecer no histórico do voo no aplicativo FlightRadar24 e nas demais plataformas de rastreamento.

A frase é um incentivo aos europeus a ficarem em casa e evitarem aglomerações públicas, para que o Coronavírus não se espalhe ainda mais. A Europa hoje é o epicentro do vírus.

Apesar de ser pequeno, o DA-40 é equipado com transponder ADS-B, sendo possível acompanhar o voo da aeronave pelo aplicativo, que é o mais popular do meio aeronáutico.

O DA-40 NG, o mesmo utilizado para o voo da mensagem © Diamond Aircraft

Já foram vários os casos de desenhos, desde empresas como a Boeing para promover seus aviões até engraçadinhos para fazer desenhos obscenos.

A mensagem não saiu barato: foram quatro horas de voo para completar a frase, o que se reflete em cerca de $83 euros (R$463), considerando o preço do querosene de aviação no Aeroporto de Graz, de $1 euro e 7 centavos.

Vale lembrar que mesmo sendo um monomotor a pistão, o DA-40 OE-VDS, assim como a maioria dos aviões fabricados pela Diamond, possui motor a diesel com turbocharger. Esse tipo de motor pode utilizar diesel ou o mesmo querosene dos aviões à reação, como o jato Boeing 737, ou dos turboélices, como o ATR 72.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos

Comentários estão fechados.