Início Acidentes e Incidentes

Piloto da LATAM declara ‘PAN PAN’ após Airbus A319 ter pane minutos depois de decolar

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Airbus A319 da LATAM, igual ao envolvido no incidente

Os pilotos de um Airbus A319 da LATAM decidiram por realizar um pouso não programado em condição de urgência após a aeronave apresentar uma pane minutos depois de ter decolado.

Segundo registro no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a aeronave envolvida no incidente foi o A319 registrado sob a matrícula PT-TMG, quando voava na manhã da última quinta-feira, dia 18 de fevereiro.

O jato decolou do aeródromo Congonhas, em São Paulo, com destino ao aeródromo Pinto Martins, em Fortaleza, com cinco tripulantes e oitenta e cinco passageiros a bordo no voo regular LA-3495.

Após a decolagem, foi percebido ‘UNRELIABLE SPEED’, com indicação ‘NAV IAS DISCREPANCY’ e ‘ F/CTL ALTN LAW’, o que significa que havia problemas com a correspondência entre as leituras de velocidade da aeronave.

O CENIPA descreve que a aeronave realizou órbitas para cumprimento de procedimento aplicável, e a tripulação decidiu declarar “PAN PAN” ao controle de tráfego aéreo e alternar o voo para o aeródromo Governador André Franco Montoro, em Guarulhos.

Nota: “Pan Pan” é o chamado de rádio usado para indicar que há uma situação urgente, mas, por enquanto, não representa perigo imediato para a vida de ninguém ou para a própria aeronave.

Dados de voo do FlightRadar24 mostram que a tripulação efetuou 4 órbitas a sudeste da Grande São Paulo até prosseguir para o GRU Airport.

O A319 em órbitas antes de prosseguir para Guarulhos – Imagem: FlightRadar24

Na chegada ao aeroporto de alternativa, ainda houve uma arremetida durante a primeira aproximação de pouso. Na segunda aproximação, o pouso foi realizado em total segurança pela cabeceira 09R de Guarulhos.

O histórico do FlightRadar24 também mostra que após a ocorrência o PT-TMG permaneceu em solo por dois dias e meio, possivelmente passando por procedimento de manutenção, até voltar à malha da LATAM na noite do dia 20, sem novas intercorrências.

Entramos em contato com a companhia aérea para solicitar mais informações sobre a ocorrência e atualizaremos esta publicação com o posicionamento da mesma.

Atualização: veja a seguir a nota da LATAM.

A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA3495 (Congonhas-Fortaleza), da última quinta-feira (18), alternou por conta de manutenção corretiva para o aeroporto de São Paulo/Guarulhos, onde pousou em completa segurança às 7h22. O voo seguiu viagem às 9h03 e o pouso em Fortaleza ocorreu às 12h00. 

A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que a segurança é um valor imprescindível e, que, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Sair da versão mobile