Piloto mostra escotilha “secreta” após último voo do Boeing 747 da KLM

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Marcando o último voo da KLM com um Boeing 747 de passageiros, um piloto decidiu subir pela escotilha da aeronave para mostrar a vista única que se tem de cima do Jumbo. O vídeo está abaixo (espere carregar) e, em seguida, uma breve explicação.

O vídeo em destaque nessa matéria teria sido gravado antes do último voo do jato, que aconteceu no último domingo, 25 de outubro, e marcou o fim da história de 49 anos do Jumbo na empresa aérea holandesa.

A KLM recebeu a primeira unidade de um Boeing 747 em 1971, da variante 747-200. Depois, ao longo de sua história, operou dezenas deles, incluindo muitos na versão Combi (747-400M), que são aqueles construídos para transportar passageiros e cargas no deck superior. Dos três últimos 747-400M, que foram mantidos na frota desde março, um deles encerrou suas operações no sábado e outros dois no domingo.

Escotilha

No vídeo, o piloto abre a saída de emergência do teto do cockpit, que é também chamada de “escape hatch”, ou escotilha de fuga em português. Ela serve para que os tripulantes tenham uma forma rápida de escapar, caso não possam sair da cabine de voo por qualquer motivo que venha a bloqueá-los.

O sistema inclui um degrau retrátil que serve como apoio de pé, para que seja possível subir até o teto na hora de sair, e há também um sistema de cabos de aço que permitem aos pilotos descerem até o chão pelo lado de fora da fuselagem, ao estilo rapel, já que nessa escotilha não existe uma escorregadeira inflável de emergência, como ocorre nas portas dos passageiros.

Quando não em emergência, ela promove uma bela vista do Jumbo, dando outra dimensão sobre seu tamanho, que foi ampliada pela lente de grande abertura da câmera do piloto.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias