Piloto publica vídeo feito da cabine na volta do maior avião do mundo aos céus

Na sexta-feira (4), o único exemplar existente no mundo do Antonov AN-225, o maior avião comercial do mundo, alçou voo após ter ficado 10 meses parado. O motivo da longa parada não foi revelado pela Antonov Airlines, companhia aérea homônima à fabricante e que opera o modelo.

Nesse domingo (6), o piloto Dmytro Antonov compartilhou no seu canal do YouTube um vídeo em que mostra essa volta aos céus do enorme equipamento de 84 metros de comprimento e 285 toneladas.

Ao longo de hipnotizantes 14 minutos, o espectador tem a chance de embarcar num voo de testes pelos céus da Ucrânia e acompanhar cada manobra da aeronave, da decolagem ao pouso, incluindo um sobrevoo a baixa altura sobre o aeroporto durante um teste de aproximação por instrumentos.

“Estávamos todos esperando que isso acontecesse, e agora esse dia chegou! A maior aeronave do mundo, o AN-225 MRIYA, voltou aos céus. Fizemos um pequeno voo com o avião. À frente, o avião está esperando para trabalhar – e isso significa voltar para o céu! Veja como foi no pequeno vídeo”, disse Dmytro Antonov na postagem.

Segundo o registro do FlightRadar24, o Antonov 225 decolou por volta das 11h00 UTC (08h00 do horário de Brasília) para um voo local, que durou cerca de 1 hora e atingiu até 33 mil pés de altitude antes de retornar a Kiev.

O AN-225 teve apenas um exemplar produzido, em 1985, pela então União Soviética, para transportar o ônibus espacial Buran em suas “costas”. No entanto, com o passar do tempo e a aposentadoria da espaçonave, outros fins foram encontrados para o jato, especialmente no mercado de grandes cargas.

Com seu peso máximo de decolagem de 640 toneladas, o AN-225 é capaz de levar 250 toneladas de carga a bordo, quase o dobro do próximo modelo de maior capacidade no mundo, o Antonov AN-124 Ruslan de 150 toneladas.

Imagem: FlightRadar24

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias