Piloto retorna com avião após perceber que voo partiu com passageiros em pé

Foto de formulanone, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Na manhã de domingo, 12 de setembro, um fato inusitado foi registrado num voo da Delta Air Lines que partira de Charleston para Atlanta. O avião, um Boeing 737-900 de 180 assentos, começou a se movimentar com 182 passageiros a bordo, ou seja, dois a mais do que o máximo. O caso foi relatado pelos colegas do site View From the Wing, que também obteve uma posição da empresa aérea a respeito.

Notadamente, o embarque no voo foi encerrado e a aeronave teve suas portas fechadas normalmente, mesmo havendo passageiros em pé. Enquanto o avião era empurrado para trás, antes de acionar os motores, os comissários de voo perceberam o equívoco e avisaram ao comandante, que pediu para o avião ser reposicionado na ponte de embarque.

Segundo passageiros a bordo do voo, um “comissário de bordo avisou por meio dos alto-falantes que a aeronave retornaria para que duas pessoas desembarcassem, por não haver assentos livres para elas.

Gary Leaf, do View from The Wing, recebeu uma nota da porta-voz da Delta Airlines, Kate Modolo, que dizia: “O voo 1732 da Delta de CHS para ATL nesta manhã desembarcou dois passageiros de prontidão que não tinham assentos apropriados. Nosso compromisso com a segurança de nossos clientes e tripulantes continua sendo nossa prioridade número 1”.

A grande incógnita em toda essa história é o porquê de ninguém ter visto antes que havia passageiros a mais. No check-in deveria haver o alerta informando que o voo estava lotado. Depois, na hora do embarque idem. E, por fim, antes de fechar as portas da aeronave, é esperado que todos já estejam sentados. Realmente, esse é um caso totalmente fora do padrão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Airbus A321neo A321LR TAP Air Portugal

Voos entre o Rio Grande do Norte e a Europa pela...

0
Em 2023, a empresa aérea portuguesa registrou um crescimento superior a 25% referente ao ano anterior no número de passageiros.