Piloto sai do avião em pleno voo para religar motor com as próprias mãos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Algo impensável, mas não impossível, aconteceu nos EUA, conforme vídeo que circula pelas redes-sociais nesta semana: um piloto saiu do seu assento em voo para religar com as mãos o motor do avião.

O vídeo que você viu acima começou a circular no fórum Reddit nesta semana, e não existem muitos detalhes sobre o caso, apenas que é em um avião Piper Cub, um dos mais clássicos monomotores a pistão do mundo, e que aconteceu nos EUA, provavelmente nas proximidades da Costa Oeste, que tem uma área desértica como a visível no vídeo.

Por algum motivo desconhecido o motor do avião está parado em voo, e a hélice não se move nem mesmo com a força do vento. O acompanhante, que está no assento de trás e parece também ser piloto por suas falas, questiona o piloto à frente se o seletor de combustível está ligado (utilizando ambos os tanques de combustível) e se os magnetos também estão na posição de ambos, ao que o piloto afirma que sim.

Após este rápido trouble-shooting (termo usado na aviação para verificações que buscam identificar e/ou resolver problemas), o homem que está filmando fala para o piloto religar o motor. Em alguns aviões, por questões de bateria e outros problemas, às vezes é necessário dar a partida girando a hélice manualmente, em um procedimento que pode ser perigoso e exige conhecimento para realizá-lo sem cortar as próprias mãos.

E sem muita cerimônia, o piloto que, misteriosamente, está amarrado a uma corda, abre a janela, se apoia na estrutura da aeronave e vai até o motor, girando a hélice e levando à partida do motor novamente.

É algo bem incrível de se ver, principalmente pela calma dos dois ocupantes em meio a uma pane de motor, que é uma das mais críticas para qualquer piloto.

Por outro lado, o fato de ambos apresentarem toda essa calma e haver a corda convenientemente presa ao piloto denotam que tudo pode ter sido planejado para fazer uma brincadeira na web. O que você acha? Real ou premeditado?

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Lufthansa suspende voo de São Paulo para Munique até outubro de...

0
Após uma nova atualização em seu cronograma de voos, alemã Lufthansa removeu a possibilidade de reservas na rota São Paulo - Munique