Piloto se confunde e pousa avião com 25 passageiros em pista em construção

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma aeronave Yak-40 da companhia aérea Aero Bratsk pousou na pista em construção do aeroporto de Olekminsk, no último dia 29 de dezembro. Imagens gravadas no local (vide abaixo) mostram a aeronave parada sobre o gelo. Não houve danos à aeronave e o site Vesti.ru comenta que os pilotos confundiram-se, achando que a pista em construção estaria ativa naquele aeroporto.

Os serviços regionais de controle de tráfego aéreo também comentaram o incidente, informando que, depois que o avião pousou, o piloto não conseguiu manter o jato na pista, vindo a parar em uma de suas laterais. Havia 25 pessoas a bordo do voo fretado, incluindo sete tripulantes e todos saíram bem da aeronave. 

O fato de haver muita neve no local teria sido um fator contribuinte ao erro do piloto, embora ainda não seja claro o motivo que tenha levado o avião ao local errado. Uma investigação foi aberta pela autoridade russa.

Curiosamente, em 9 de julho de 2018, o mesmo avião saiu da pista na cidade de Aldan quando, durante a aproximação de pouso, os pilotos não conseguiram manter seu controle. A assessoria de imprensa do departamento regional do Ministério de Emergências informou que não houve feridos ou danos substanciais na aeronave.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com falha, avião da Sete Táxi Aéreo pousa em BH ajudado...

0
Na última quarta-feira, 24 de fevereiro, uma aeronave do modelo Mitsubishi MU2B da empresa SETE Táxi Aéreo, sediada em Goiânia