Piloto sente vibração anormal e Embraer tem excursão de pista em Curralinho

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem da reportagem da TV Liberal

Uma aeronave de passageiros do modelo EMB-720C “Minuano”, fabricada em 1977, sofreu uma excursão de pista na cidade de Curralinho, no Pará, na última sexta-feira (10)

Segundo o relatório enviado ao respeitado Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (CENIPA), a aeronave decolou às 9h25 do aeroporto internacional Val de Cans, em Belém, com destino ao aeródromo de Breves, também no Pará.

Em certo momento do voo, o piloto sentiu uma vibração anormal no motor, levando-o a decidir pelo pouso numa pista não registrada no município de Curralinho, Pará. No momento da aterrissagem, a aeronave perdeu a trajetória e veio a sair da pista pela lateral esquerda, resultando em danos leves ao equipamento, embora os passageiros, felizmente, tenha saído totalmente ilesos.

Segundo a TV Liberal, o caso aconteceu por volta das 10h locais numa pequena pista de pouso às margens da rodovia PA-157. Segundo a assessoria da prefeitura, o voo de táxi aéreo levava o piloto e mais dois passageiros na aeronave de prefixo PT-FKI.

A ocorrência foi classificada como um Incidente Grave pelo CENIPA, e o órgão decidiu por não abrir uma investigação, em conformidade com suas políticas.

Sobre o Minuano

Na descrição da Wikipedia, o Embraer EMB-720 “Minuano” é um avião monomotor comercial a pistão, produzido no Brasil pela Embraer e posteriormente por sua subsidiária Neiva, sob licença da norte-americana Piper Aircraft. Lá fora, é o Piper PA-32 Cherokee Six.

Equipado com motor Lycoming com injeção direta de combustível e 300 HP de potência, desenvolve 270 km/h. Seu sistema eletrônico de comunicação e radionavegação era considerado moderno para a época. Pode transportar até seis pessoas (1 piloto + 5 passageiros), com amplo espaço para bagagens.

Idealizado para operar em regiões com pistas curtas e não pavimentadas, foi muito utilizado para ligar as cidades a fazendas e regiões remotas, como áreas de garimpo.

No total, 293 aeronaves Minuano foram comercializadas entre os anos de 1975 e 1996.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias