Piloto da Swiss conta os bastidores dos voos cargueiros de Boeing 777 à China

Um piloto da SWISS compartilhou com o mundo como foi participar de uma operação cargueira na China, voando com um Boeing 777 adaptado para trazer equipamentos médicos que ajudam no combate ao coronavírus. O relato foi colocado no blog oficial da companhia aérea e mostra os bastidores da operação, feita com uma aeronave de passageiros que foi reconfigurado para levar carga. Veja o relato do piloto:

O meu nome é Sascha, sou piloto de Boeing 777-300ER e gostaria de compartilhar algumas experiências de trabalho com vocês, por causa de tantas coisas diferentes que estão acontecendo hoje em dia.

Briefing antes do voo com a tripulação completa

Eu prefiria estar com vocês (passageiros) a bordo como é de costume: mas como não é possível, mostro como um voo de cargas num avião de passageiro é feito e o que tem de especial nisso. Eu irei levar vocês comigo num voo para Xangai.

Nosso voo para Xangai é apenas de carga e especial. Neste Boeing 777-300ER todos os assentos da classe econômica foram retirados para poder levar ainda mais caixas. Não temos passageiros na aeronave, apenas uma pequena tripulação, um coordenador de cargas e um mecânico a bordo.

Nascer do sol chegando na China

Para nós, pilotos na cabine, um voo de carga não é tão diferente de um de passageiro: a nossa missão é voar do ponto A ao B de maneira segura. A única diferença é que o avião é um pouco mais leve que o normal. Mas para nossos colegas na cabine de passageiros a operação é totalmente diferente, já que não existem assentos. O voo estava totalmente vazio na ida. A carga só foi carregada no voo de volta para Zurique, deixando um ambiente misterioso e quieto.

Após um voo bem calmo com um belo nascer do sol, nós chegamos em Xangai. Nós fomos apanhados na aeronave e levados para o hotel, neste processo todos passamos por várias paradas de checagem por questão de segurança, foram ao todo duas horas até chegar no quarto de hotel.

Tripulação na saída do hotel

Após pegarmos a nossa comida, fomos para os quartos onde ficamos isolados, em contraste com a rotina anterior onde sairíamos pela cidade para fazer algo juntos como tripulação.

Mecânico e Coordenador de Cargas antes do carregamento

Na manhã seguinte estávamos indo para casa, levando a carga na cabine de passageiros. Para fazer um voo deste possível é necessário que se tenha um coordenador de cargas e um mecânico a bordo. Eles planejando o carregamento correto da aeronave, fazem cálculos de balanceamento e garantem que a carga está bem presa.

Eles também instruem o resto da tripulação comercial (comissários) sobre o que olhar durante o voo, e o que fazer caso alguma carga se desprenda. Durante o voo, os comissários se organizam para fazer uma ronda a cada 10 minutos para garantir que tudo está correto, assim como fazem com nossos valiosos passageiros a bordo.

Obrigado por nos acompanhar em nossa jornada até Xangai, fiquem seguros. Abraços, Sascha!

Carga prestes a ser carregada no Aeroporto de Xangai

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias