Piloto de trijato MD-11F faz bela decolagem americana no Aeroporto de Campinas

Se infelizmente deixaremos de ver o clássico e bonito trijato McDonnell Douglas MD-11 operando regularmente no Brasil a partir desta virada de ano, ao menos os pilotos dos cargueiros da Lufthansa Cargo parecem estar querendo deixar belas lembranças das aparições finais em nosso país.

Depois de termos visto uma incrível partida com alta razão de subida do jato de matrícula D-ALCD no Aeroporto Afonso Pena no último dia 5, que foi filmada por nosso parceiro Plane Spotter HD Curitiba (clique aqui caso não tenha visto ou queira rever), agora também uma decolagem americana foi realizada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), seguida de um balanço de asas para um “tchauzinho”.

A quem não tem muita familiaridade com a aviação e não sabe o que significa o termo “decolagem americana”, trata-se de quando o piloto, ao invés de iniciar a subida imediatamente após sair do solo, prefere manter a aeronave próxima ao chão ao longo da pista, geralmente já dando o comando de recolhimento do trem de pouso. A subida é então iniciada somente próximo ao final da pista, já com maior velocidade.

A cena em Campinas foi protagonizada pelo MD-11F de matrícula D-ALCK, um dos dois jatos do modelo que ainda voam na Lufthansa Cargo com a pintura antiga da empresa aérea. Ele partiu na quarta-feira, 9 de dezembro, no voo de número LH-8267 às 13:07 do horário local.

O MD-11F partindo de Campinas no dia 9 – Imagem: FlightRadar24

A bela decolagem diferenciada foi registrada por fotógrafos, os chamados ‘spotters’, que estavam nas imediações do aeroporto naquele momento. Embora até a publicação desta matéria não tenhamos conhecimento de nenhum vídeo da cena, a fotógrafa Gisele montou uma sequência animada de imagens que mostra o MD-11 partindo. Dê o play a seguir para ver (ou, para ver diretamente no perfil da Gisele caso a sequência de imagens não apareça em seu dispositivo, clique aqui):

Para que você possa ver um exemplo de um vídeo de decolagem americana, veja a seguir uma antiga gravação da partida de um Boeing 727 da Total no Aeroporto de Guarulhos. Note como, logo após sair da pista, o piloto diminui a razão de subida e passa a voar próximo ao chão enquanto recolhe os trens de pouso.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Piloto preso após postar vídeos íntimos de comissária de voo é...

0
Um ex-piloto da United Airlines, que cumpriu pena em uma prisão federal americana, por postar fotos e vídeos íntimos de uma comissária