Piloto YouTuber que denunciou falta de segurança de companhia aérea é demitido

Foto de Venkat Mangudi via Wikimedia Commons.

O comandante Gaurav Taneja não é o tipo de piloto que você está acostumado a ver. Ao invés de ser conhecido pelo uniforme e as quatro listras nos ombros, ele é mais famoso pelo canal do Youtube e as polêmicas em que se mete. Mas é importante dizer que nem sempre ele está errado, muito pelo contrário.

No meio de junho, fizemos uma matéria sobre uma denúncia do comandante Taneja, colocando em dúvida os procedimentos de segurança da Air Asia India, inclusive delatando situações que, na opinião dele, colocavam em risco a integridade da aeronave e a segurança dos passageiros, como é o caso de ser obrigado pela empresa a usar uma configuração de flap fora do padrão estabelecido no manual da aeronave.

No entanto, todas as denúncias dele foram feitas em público e tiveram milhões de acessos em seu canal no Youtube (que, aliás, lhe rende muito mais dinheiro do que pilotar). Ato contínuo, suas denúncias chegaram até o regulador indiano que iniciou um processo de investigação sobre as práticas da empresa aérea, mas ele não teve o mesmo destino e acabou suspenso dos voos pela Air Asia.

Agora, segundo reporta o Times Now News, o piloto Taneja foi definitivamente desligado da empresa aérea. A demissão, segundo fontes do jornal, ocorreu por motivos disciplinares, em que a companhia aérea seguiu o devido procedimento interno, e não teria relação com as denúncias que fez.

O vídeo com as denúncias chegou a quase 6 milhões de visualizações até o presente momento.

Em resumo

Sem o resultado das investigações do órgão indiano, é difícil afirmar quem estava errado, até por que não há detalhes dos aeroportos em que o comandante YouTuber operava ou quais eram essas condições perigosas de operação que ele relata.

Sabemos que a aviação da Ásia possui vários maus exemplos, como é o caso das licenças falsas no Paquistão e também há um grande número de incidente de situações inusitadas na Índia, mas, por outro lado, também há uma série de bons exemplos, como no caso de Japão, Coreia do Sul e Cingapura.

Então, não é prudente julgar, mas sim esperar as investigações e esperar que a punição ao comandante não tenha sido relacionada com suas denúncias. De qualquer forma, se os problemas de segurança da Air Asia forem confirmados, a empresa deve ser severamente punida.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias