Após pilotos escolherem pista errada, controlador de tráfego intervém e evita decolagem

Avião Airbus A320neo Air India
Airbus A320neo da Air India – Imagem: Divulgação / Airbus

Um Controlador de Tráfego Aéreo evitou uma decolagem incorreta de um Airbus A320 depois que os pilotos da aeronave não perceberam que tinham alinhado na pista errada.

Segundo dados do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Airbus A320neo registrado sob a matrícula VT-EXM, operado pela Air India, e o incidente foi registrado no dia 13 de novembro.

O jato estava partindo para no voo de número AI-554 de Chennai para Delhi, ambas na Índia, e foi autorizado para decolagem a partir da pista 25. No entanto, a tripulação alinhou e começou a acelerar na pista 30.

As cabeceiras das pistas 25 e 30 de Chennai – Imagem: Google Maps

O controlador de tráfego aéreo da Torre de Controle de Chennai observou a aeronave acelerando na pista errada e imediatamente instruiu a tripulação a parar. Os pilotos rejeitaram a decolagem a tempo e depois deslocaram a aeronave para a cabeceira correta.

O órgão de investigação da Índia (AIB) classificou a ocorrência como um incidente sério e abriu uma investigação.

Decolagens de pista errada podem representar um grande risco à segurança de voo, pois pode haver outra aeronave sobre ela ou cruzando-a, bem como podem existir, por exemplo, objetos em caso de obras, exatamente como aconteceu em um trágico acidente com um Boeing 747 da Singapore Airlines. Você pode relembrar esta ocorrência na matéria abaixo ou clicando aqui.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Jato de farmacêutica brasileira é visto na Rússia em negociação da...

0
A vacina russa Sputnik V está cada vez mais próxima do Brasil: Uma farmacêutica voou até Moscou para negociar doses.