Pilotos da Air Canada agora poderão ter barba

Em tempos modernos em que a moda de “homem lenhador” tem predominado nas capas de revista e preferência das mulheres, a Air Canada teve que ceder e agora liberou a barba para seus pilotos.




Um estudo conduzido pela Simon Fraser University (SFU) derrubou por terra o mito de que as máscaras de oxigênio utilizadas pelos pilotos em situações de emergência só seriam totalmente eficazes caso o piloto estivessem sem barba.

A questão foi levantada após um piloto experiente ter se candidatado à vaga na companhia, porém ele é Sique (religião indiana). Os siques são facilmente reconhecidos pelo seu turbante e barba longa, uma tradição religiosa que predomina entre diversas culturas: soldados siques lutaram nas duas grandes guerras mundiais pela Grã-Betanha utilizando seu traje tradicional.

Soldados britânicos na Primeira Guerra Mundial

“Ele é um sique, nunca rasparia sua barba. Isto trouxe à tona a questão de barba na Air Canada, se ainda era uma política válida ou era algo que foi sendo mantido ao longo dos anos sem justificativa”, disse Sherri Ferguson, diretora da unidade de Medicina do Meio Ambiente e Fisiologia da FSU.

Sherri disse que já tinha sido contactada por um piloto sique um ano antes, após ele falar que a companhia aérea que ele trabalha restringiu os aviões que ele poderia voar por questão da máscara e de sua barba.

E agora com a requisição deste piloto da Air Canada, era a hora de conduzir o estudo. A própria companhia aérea incentivou que a FSU fizesse o estudo.




Tudo começou no outono de 2016 quando voluntários foram colocados em câmaras pressurizadas que podiam simular a pressão em altitudes de até 25 mil pés. Os participantes colocaram dois tipos de máscaras entregues pela Air Canada, enquanto os cientistas monitoravam o nível de oxigênio no sangue dos voluntários.

Também foram testadass as situações de fogo na cabine, com inserção de CO2. O estudo foi um sucesso. Só um participante teve problema com a máscara e não foi por causa da sua barba. Sherri espera que mais pesquisas sejam feitas no futuro com um grupo maior de pessoas, resultando em novos designs de máscaras.

“É um começo, esperamos que mais pesquisas sejam feitas e permitam que as pessoas possam trabalhar seguindo sua religião”, declarou Sherri. Depois do estudo, as Forças Armadas Canadenses e a aérea regional North Cariboo Air entraram em contato considerando mudar sua política. Agora a Air Canada permite barbas de comprimento máximo de 1,25cm a partir da raiz do pelo.

Como é no Brasil e no Mundo

Aéreas americanas não permitem que os pilotos utilizem barba

As maiores companhias aéreas do mundo permitem o uso moderado de barba. No Brasil não é diferente. As quatro maiores aéreas permitem barba para pilotos, comissários e agentes de solo desde que esteja bem cuidada, limpa e de um tamanho moderado.

A restrição da barba vem do militarismo na aviação: o setor se desenvolveu a partir da necessidade das guerras. Nos EUA nenhuma aérea permite pilotos com barba, mas o Exército Americano liberou recentemente o uso da barba caso o soldado seja um sique.

Air Canada apresenta nova pintura e identidade visual.

Com informações da emissora CBC.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias