Pilotos de Embraer E2 da Azul desistem do voo após trem de pouso ficar travado

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um jato do modelo Embraer E195-E2, de matrícula PS-AEC, teve que retornar ao seu aeroporto de origem pouco depois de decolar, devido a um problema reportado no trem de pouso da aeronave.

O voo AD-4399, da Azul Linhas Aéreas, partiu de Brasília no final da madrugada de 29 de novembro de 2020 com 62 passageiros e 5 tripulantes, para uma jornada regular com destino ao aeroporto de Campinas.

Segundo dados inseridos pela empresa aérea no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira, em certo momento durante a subida, o computador de bordo apresentou a indicação de “Flight Control Fault”, com aviso sonoro e a indicação e “Landing Gear” (Trem de Pouso). Após verificarem os procedimentos esperados e diante da impossibilidade de reverter o alerta, os pilotos decidiram que o melhor seria retornar ao aeroporto.

Imagem do FR24

Segundo informado pelo The Aviation Herald, tal indicação refere-se à impossibilidade de retrair o trem de pouso, por algum motivo técnico.

Cerca de 40 minutos após a decolagem a aeronave retornava para um pouso normal no aeroporto da capital federal. Segundo as informações do FlightRadar24, a altitude máxima estabelecida pelo jato durante o percurso foi de 10.000 pés (~3.300 metros).

O E2 envolvido no evento foi removido de operação para inspeção e voltou a voar apenas no dia seguinte, após ter o problema solucionado (detalhes não foram divulgados). Os passageiros foram remanejados para outros voos na mesma rota ao longo do dia.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviões perdem pedaço da ponta da asa em colisão no solo...

0
No dia 27 de março, um Airbus A320neo da IndiGo colidiu com um Boeing 737 da Air India Express no Aeroporto Internacional Netaji Subhas