Pilotos e comissários do Brasil são chamados para reunião de deflagração de greve

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa a classe de pilotos e comissários de bordo no Brasil, anuncia hoje, 21 de novembro, a convocação dos aeronautas associados da aviação regular para Assembleia Geral Extraordinária de Greve.

Segundo detalhado, a reunião será realizada presencialmente, conforme determina o Estatuto do Sindicato, na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro de 2021, às 13h30, na sede do SNA, localizada na Rua Barão de Goiânia, 76, São Paulo.

“A assembleia irá deliberar a deflagração de greve da categoria e todos os seus regramentos. Lembramos que a categoria rejeitou, em votação realizada no dia 17 de novembro, a proposta feita pelas companhias aéreas para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que não contemplava a recomposição das perdas inflacionárias da categoria”, descreve o SNA em seu comunicado.

A pauta de reivindicações para a renovação da CCT dos aeronautas tem como pleito a correção das perdas inflacionárias nos salários de dois anos. Nas demais cláusulas, o pedido é a renovação na íntegra do texto vigente, garantindo a manutenção de uma regulamentação mínima para o exercício da profissão sem riscos para a segurança.

“A categoria vem de um período em que se viu obrigada a firmar acordos coletivos para suspensão de contratos, licenças não-remuneradas e redução de jornadas e salários. Além disso, desde o início das negociações, o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) negou a possibilidade de ultratividade da atual CCT, ou seja, não garantiu a manutenção das cláusulas atuais da convenção em caso de um novo acordo não ter sido fechado até a data-base da categoria —1º de dezembro”, diz o SNA.

O Sindicato finaliza alertando que o eventual fim da vigência do instrumento coletivo acarreta a eliminação imediata de diversos direitos sociais e econômicos, além do fim de regramentos operacionais essenciais que se encontram previstos exclusivamente neste documento, com impacto negativo, inclusive, para as próprias empresas.

O edital de convocação é disponibilizado pelo SNA em sua página oficial, podendo ser acessado clicando aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias