Início Acidentes e Incidentes Jumbo passa rente a montanha após pilotos inserirem a rota errada no...

Jumbo passa rente a montanha após pilotos inserirem a rota errada no computador do avião

Um incidente grave registrado em Hong Kong ocorreu devido a um erro dos pilotos, que esqueceram de inserir um ponto da rota, concluiu o órgão responsável pela investigação. Como resultado, o Boeing 747 passou muito próximo de uma montanha.

O caso foi registrado em setembro de 2017 durante um voo da Cathay Pacific Cargo, que operado pela Atlas Air e tinha rota ligando Hong Kong a Anchorage, no Alasca. O Jumbo de matrícula N856GT, do modelo Boeing 747-8F, havia decolado e fez uma curva à direita, no rumo da Ilha de Lantau, que fica ao lado do aeroporto de Hong Kong.

Acontece que o procedimento de decolagem não prevê o sobrevoo de Lantau, exatamente pela altura de suas montanhas. Mas os pilotos esqueceram de algo extremamente importante: não inseriram o fixo (ponto de referência por coordenadas) denonimado PORPA, que está sobre o mar, mas, no lugar, inseriram o fixo PORSH, que fica do outro lado da Ilha de Lantau.

Trajetória da aeronave sobre a Ilha de Lantau – Atlas Air

Sem o fixo PORPA plotado, o avião voou direto para PORSH, sobrevoando a Ilha, e passando apenas a 204 m sobre as montanhas, o que gerou um temido alerta de proximidade com o terreno. Apesar do susto, o avião conseguiu superar a montanha e prosseguiu seu voo para o Alasca.

Segundo o relatório final da AAIA, órgão responsável por investigação de incidentes e acidentes aéreos em Hong Kong, a tripulação esqueceu de inserir esse fixo, assim como não fez uma dupla verificação da rota. Isto foi também causado pelo fato de os pilotos a bordo não terem familiaridade com Hong Kong e, por terem feito poucos voos para lá, não conheciam bem a região.

Como recomendação, o AAIA pediu que as cartas aeronáuticas da região destacassem mais a Ilha de Lantau, e também pediu que a Atlas Air trabalhe com seus pilotos para que eles não insiram manualmente os fixos, e sim que carreguem todo o procedimento diretamente do seu computador de voo.

Lado esquerdo com o procedimento correto e o direito com o modificado – Atlas Air
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A