Pilotos não reportaram problema antes de pousar de barriga na sexta-feira

A posição da aeronave após o incidente – Imagem: FlightRadar24

Durante o final de semana, acompanhamos o incidente em que um avião de operação comercial regional pousou com o trem de pouso recolhido na sexta-feira, 20 de agosto, quando chegava em um voo que partiu do Aeroporto de Kahului para o de Honolulu, ambos no Havaí.

Na ocasião, o bimotor modelo Short 360 da empresa aérea americana Transair (Trans Executive Airlines of Hawaii), registrado sob a matrícula N4476F, realizava o voo de número P6-7 apenas com os 2 pilotos a bordo quando houve o incidente às 04h02 do horário local, no pouso pela cabeceira 4R de Honolulu.

Agora, novas informações parecem indicar que a ocorrência pode ter sido um caso de aterrissagem em que os pilotos não se deram conta de que estavam com o trem de pouso recolhido.

A aeronave sendo rebocada já com o trem baixado após o incidente

Segundo cadastro do incidente no sistema de segurança da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), a ocorrência foi descrita como “a aeronave pousou com trem de pouso recolhido”, indicando que não se tratou de um colapso de trem após o pouso.

Além disso, segundo informações obtidas pelo The Aviation Herald, os pilotos e o controlador de tráfego aéreo do aeroporto mantiveram comunicação de rotina durante toda a aproximação e o pouso na pista 04R, até que, após o toque no solo, o controlador questionou: “o trem de pouso colapsou ou você aterrissou com o trem de pouso recolhido?”

Portanto, parece não ter havido nenhum problema com o avião que tenha sido identificado pelos pilotos ainda com a aeronave no ar, afinal, tal situação levaria a uma declaração de emergência para prontidão das equipes de resgate e bombeiros do aeroporto.

Apesar disso, apenas a investigação das autoridades competentes poderá definir o que realmente ocorreu e as possíveis causas e fatores contribuintes para o incidente. Os pilotos não se feriram, embora a aeronave tenha sofrido danos substanciais.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias