Início Empresas Aéreas Pilotos não vacinados poderão ser demitidos após decisão de juíza nos EUA

Pilotos não vacinados poderão ser demitidos após decisão de juíza nos EUA

Uma juíza federal do Texas negou o pedido de pilotos de uma companhia aérea, que se recusam a vacinar e queriam que a empresa fosse impedida de demiti-los.

Imagem: Kentaro Iemoto / CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

A ação foi movida pelo Sindicato de Pilotos da Southwest Airlines, a primeira empresa de baixo-custo do mundo e natural do Texas, estado que tem maior resistência à vacinação nos EUA. A ação judicial pedia que a Southwest fosse impedida de tomar qualquer atitude contra os pilotos que recusassem a tomar a vacina.

A companhia aérea deu o prazo-limite de 8 de dezembro para que todos os funcionários estejam completamente vacinados, caso contrário eles seriam demitidos. As únicas exceções são para as pessoas que possuem uma recomendação médica ou religiosa para não tomar o imunizante, mas essas precisariam comprovar esta isenção.

O motivo da Southwest ter obrigado a vacinação está relacionado ao fato de o presidente Joe Biden ter exigido que qualquer empresa que tenha contrato com o governo tenha 100% de seus funcionários vacinados. Mesmo sendo uma empresa privada, a Southwest vende passagens e serviços de carga para os mais diversos órgãos do governo, além de fazer parte da Frota Aérea da Reserva Civil, que serve em momentos de emergência para levar militares ou pessoas de interesse do governo americano, como os evacuados do Afeganistão.

Segundo a rede americana CNBC, o pedido dos pilotos da Southwest foi negado pela juíza federal Barbara Lynn, que alegou que “exigir que todos os funcionários da empresa sejam vacinados contra o COVID-19 irá aumentar a segurança do transporte aéreo, a eficiência da Southwest e atende aos preceitos da Convenção Coletiva de Trabalho que prevê um ambiente seguro de trabalho para os pilotos”.

O Sindicato, por sua vez, diz estar desapontado com a decisão e está avaliando as próximas ações. Enquanto o caso da Southwest chegou ao fim, aparentemente, a United por enquanto está bloqueada de demitir pilotos não vacinados, o que tem causado um prejuízo milionário:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile