Início Acidentes e Incidentes Pilotos pousam na pista oposta à autorizada e tudo segue como se...

Pilotos pousam na pista oposta à autorizada e tudo segue como se nada tivesse ocorrido

Um incidente de natureza bastante grave aconteceu neste domingo, 24 de outubro, durante um voo comercial e, estranhamente, as operações da aeronave continuaram normalmente como se nada tivesse acontecido, até algumas horas depois da ocorrência.

Segundo informações apresentadas pelo The Aviation Herald, o avião envolvido foi o bimotor turboélice De Havilland Dash 8-400 registrado sob a matrícula VT-SQC, operado pela companhia aérea indiana Spicejet, quando estava realizando o voo SG-3733 de Hyderabad para Belgaum, ambas cidades na Índia.

Avião igual ao envolvido no incidente – Imagem: Venkat Mangudi / CC0, via Wikimedia Commons

Ao se aproximarem do aeroporto, os pilotos foram autorizados a pousar o Dash-8 na pista de cabeceira 26 de Belgaum, porém, o pouso ocorreu pela pista oposta, de cabeceira 08.

O avião aproximando-se para o pouso pela pista 08 – Imagem: RadarBox

A título de curiosidade, o vídeo a seguir mostra o pouso de um avião do mesmo modelo pela pista 08, exatamente como fizeram os pilotos neste caso do incidente:

Após a aterrissagem incorreta, entretanto, os pilotos prosseguiram com o taxiamento, livrando a pista e deslocando-se até o pátio, depois desembarcando os passageiros e embarcando os do próximo voo e, por fim, partindo para o trajeto de retorno, tudo sem mencionar ou relatar oficialmente a ocorrência.

Após a chegada do voo de volta em Hyderabad, um relatório foi recebido do aeroporto de Belgaum e, diante da informação do incidente, o gravador de voz do cockpit (CVR) e o gravador de dados de voo (FDR) foram removidos para avaliação.

Apesar da ação de remoção dos equipamentos, o CVR já havia tido seu conteúdo sobrescrito pela continuidade da gravação, pois as duas horas de limite de capacidade tinham sido excedidas desde o momento do pouso na pista errada.

A companhia aérea confirmou a ocorrência e informou que ambos os pilotos foram suspensos. A autoridade de investigação de acidentes e incidentes da aviação (AAIB) da Índia declarou que vai investigar o caso de pouso na pista oposta à autorizada e que, embora isso já seja sério o suficiente, os tripulantes aparentemente cometeram um erro ainda maior ao não relatar o fato e realizar o voo de volta.

Apesar da suposição da AAIB, ainda não há nenhuma informação oficialmente apresentada pela autoridade que permita concluir se os pilotos perceberam o erro e não o reportaram, ou se eles apenas tomaram conhecimento de seu engano após o relatório do incidente.

Também não há nenhuma informação a respeito do porquê de o controlador de tráfego aéreo não ter informado os pilotos imediatamente sobre uma ocorrência tão séria.

Sair da versão mobile