Pilotos de 787 suspeitam de vazamento, desligam motor em voo e desviam da rota

Uma grande aeronave de passageiros, que realizava um voo regular, desviou de sua rota para pousar em outro aeroporto, após a tripulação suspeitar de um vazamento de combustível na aeronave na última segunda-feira, dia 1º novembro.

A ocorrência aconteceu com o Boeing 787-9 Dreamliner registrado sob a matrícula 4X-EDA, da companhia aérea nacional de Israel El Al, que realiza o voo LY-82 de Bangkok, na Tailândia, para Tel Aviv, em Israel.

Boeing  787-9
Boeing 787-9 da El Al semelhante ao envolvido no incidente – Imagem: Adam Moreira, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave estava em voo de cruzeiro 34 mil pés (cerca de 10,36 km) de altitude quando a tripulação suspeitou de um vazamento de combustível.

Com a suspeita, os pilotos desligaram o motor da asa correspondeste à dúvida do vazamento e realizaram uma volta já sobre o Mar Arábico, com destino à cidade de Goa, na Índia.

Um problema de vazamento de combustível das asas pode causar um desbalanceamento do centro de gravidade da aeronave, já que uma asa fica mais pesada que a outra, podendo causar um grave acidente.

Dados complementares das plataformas de rastreio de voo mostram a aeronave em voo de cruzeiro e o momento em que ela desvia para o Aeroporto de Dabolim, em Goa.

Imagem: FlightRadar24

O pouso ocorreu sem intercorrências, com cerca de 40 minutos após o desvio, totalizado pouco mais de 4 horas de voo. Todos os passageiros foram transferidos para um hotel, onde ficaram hospedados após um teste PCR contra a COVID-19, conforme exige o governo.

De acordo com dados das plataformas de rastreio de voos, o Boeing 787-9 Dreamliner envolvido na ocorrência continua em solo indiano desde o incidente e nenhuma informação adicional sobre o possível vazamento de combustível foi confirmada.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias