Início Acidentes e Incidentes Pilotos voltam Airbus da Azul à origem após falha na pressurização na...

Pilotos voltam Airbus da Azul à origem após falha na pressurização na subida

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas sofreu falha de pressurização em um voo regular de passageiros no final da semana passada, precisando retornar à origem quando fazia a subida pouco após partir.

Conforme dados do sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a aeronave envolvida no incidente foi o Airbus A320neo registrado sob a matrícula PR-YRL, que realizava o voo de número AD-4792 de Brasília para a cidade do Rio de Janeiro na última quinta-feira, dia 16 de setembro.

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas, semelhante ao envolvido no incidente

De acordo com as informações do CENIPA e dados da plataforma RadarBox, a aeronave, que estava com 164 passageiros e 6 tripulantes, decolou do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek às 09h51, no entanto, durante a fase de subida, houve a ocorrência da falha de pressurização.

Diante disso, os pilotos inciaram a consulta ao Manual de Referência Rápida (QRH) da aeronave e, após trabalharem na leitura dos procedimentos indicados para a pane apresentada, decidiram que a melhor medida era retornar ao aeroporto de origem.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Como você nota nos dados da imagem acima, da plataforma RadarBox, a aeronave retornou ao aeroporto de Brasília e realizou um pouso seguro na pista 11R às 10h20, menos de 30 minutos após a decolagem.

Ainda segundo dados da plataforma de rastreamento de voo, a aeronave envolvida no incidente retornou às operações cerca de duas horas após a ocorrência, realizando o voo AD-4792 para o Rio de Janeiro sem novas intercorrências. O Airbus pousou no aeroporto do Santos Dumont às 13h53, cerca de duas horas e meia após o horário padrão da chegada.

Leia mais:

Sair da versão mobile