Conheça a pista de aeroporto que virou um belo parque no meio de uma Megalópole

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Xuhui Runway Park – Imagem: Sasaki

Um incrível projeto de revitalização urbana deu uma nova vida a uma peça da história de Xangai, a maior Megalópole da China. Localizado em área à beira do rio Xuhui, uma zona industrial formal da cidade, o local de 14,63 hectares (146300 metros quadrados) foi uma pista do aeroporto de Longhua, que operou por mais de 80 anos.

Os 1.830 metros de comprimento e 80 metros de largura da área da pista de concreto, que foi construída em 1948 e usada até o fechamento do aeroporto em 2011, deram lugar em abril de 2020 a um belo e enorme parque.

Vista aérea do aeroporto e do projeto do parque – Imagem: Sasaki

O projeto nasceu para transformar a monótona área de concreto em uma “pista da vida moderna”, como descreve a empresa de design Sasaki, autora do projeto, explicando que queria manter a história do local como um aeroporto, mas também criar um espaço aberto como um “refúgio do desenvolvimento de alta densidade em torno dele”, ao mesmo tempo que adere a práticas sustentáveis.

O Xuhui Runway Park é agora uma via pública alinhada a um parque linear, de modo que o movimento da pista do aeroporto ainda prospera, mas agora como uma passarela para ciclistas e pedestres, conforme eles se movem por diferentes seções topográficas, incluindo um jardim submerso.

“O movimento de subida e descida, com mirantes criados para pedestres e ciclistas, lembra a experiência de estar em um avião, que conecta os visitantes ao passado ao mesmo tempo em que oferece diversos pontos de vista do local”, explica a empresa.

Imagem: Sasaki

Os visitantes encontram pequenas odes ao passado aeronáutico com bancos que lembram partes de aeronaves, postes de luz que lembram asas de avião e até folhas em forma de avião em suas árvores. Pedaços de concreto da pista original também foram reaproveitados no projeto, e marcações originais de solo foram preservadas.

Marcações de solo revelam áreas da pista mantidas no projeto – Imagem: Sasaki

Além da passarela de pedestres e ciclistas, o Xuhui Runway Park conta ainda com playground, três fontes (Silver Wings Fountain, Children’s Interactive Fountain e Runway Fountain) e um amplo gramado aberto que pode acomodar até 3.500 pessoas ou 5 jogos de futebol em campos lado-a-lado.

Também há áreas menores que incluem um bosque de observação de pássaros, vistas para o rio, um jardim de borboletas e um jardim de fragrâncias. Todos os habitats de vida selvagem incluem espécies de plantas do Delta do Rio Yangtze, com um total de 82 espécies de plantas, que inclui 2.227 árvores, proporcionando conforto ao ar livre enquanto reduz o efeito de ilha de calor neste local pós-industrial.

Imagem: Sasaki

Todo o parque também é universalmente acessível, oferecendo oportunidades iguais para pessoas em uma ampla gama de níveis de habilidade física. Assim, já se tornou um destino de estilo de vida ao ar livre durante todo o ano para residentes próximos, funcionários de escritório e alunos de escolas.

A água da chuva do parque e da estrada Yunjin é administrada ao longo da rua através do Jardim de Chuva de 5.760 metros quadrados na porção norte do local e do pântano construído de 8.107 metros quadrados no sul.

Imagem: Sasaki

Após o tratamento no Jardim de Chuva, a água da chuva atende aos requisitos de qualidade para água de recreação, sendo coletada em uma cisterna subterrânea para operação do parque e uso de manutenção quando necessário, o suficiente para irrigar 19.700 metros quadrados de áreas plantadas ou fornecer toda a água necessária para uma das fontes do parque.

Durante a implantação do projeto da área revitalizada, muitos dos principais empreendimentos residenciais, comerciais e de escritórios da cidade foram paralelamente sendo construídos nos quarteirões adjacentes, incluindo a sede da CCTV Yangtze Delta, o primeiro hotel 7 estrelas em Xangai e o West Bund AI Center, o local da Conferência Mundial de Inteligência Artificial. Com isso, o valor das propriedades do bairro aumentou mais de 80% na comparação de 2015 a 2019.

Informações da Sasaki

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias