Pista do Aeroporto de Maringá está 100% liberada para as operações

Pista do Aeroporto de Maringá – Imagem: Secretaria de Aviação Civil

Após o anúncio, na semana passada, do superintendente do Aeroporto de Maringá (PR), Fernando Rezende, de que as obras na pista de pouso e decolagem, no trecho próximo da cabeceira 28, estavam sendo finalizadas, com expectativa de que pudesse receber voos dentro de alguns dias, a Secretaria de Aviação Civil agora confirma que a conclusão das intervenções.

A pista totalmente reconstruída e ampliada está agora 100% liberada no Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, segundo anúncio feito neste sábado pela Secretaria subordinada ao Ministério da Infraestrutura.

A pista passou de 2.100 metros para 2.380 metros de comprimento, com 45 metros de largura. O investimento foi de mais de R$ 81,5 milhões de recursos do Governo Federal.

A modernização inclui o Sistema de Iluminação de Aproximação (ALS), balizamentos de led, entre outros. O pátio foi ampliado e conta agora com 12 posições de estacionamento de aeronaves. Também foi reformada a Seção Contra Incêndio (SCI) do Corpo de Bombeiros.

Além das intervenções na área operacional dos aviões, o aeroporto de Maringá passa também pela modernização do sistema de controle de tráfego aéreo.

Os funcionários do Aeroporto Regional estão sendo submetidos a treinamento para operar um novo sistema, utilizado em locais com tráfegos de média e grande movimentação, como os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Com informações da Prefeitura de Maringá

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias