Pistas indicam que Airbus pode estar próxima de revelar um A220 VIP

Avião Airbus A220-300

Apesar de vários conceitos de uma aeronave Airbus A220 VIP terem surgido nos últimos meses, um deles sugerido pela renomada Lufthansa Technik, há de se esclarecer que a fabricante europeia ainda não anunciou nada relacionado a essa versão do modelo. Mas isso pode estar prestes e mudar.

Na verdade, uma primeira pista já havia sido dada pela própria subsidiária da Lufthansa, quando apresentou seu conceito de design de interior no Monaco Yacht Show. Na época, Wieland Timm, responsável pela venda de jatos VIP na subsidiária da empresa alemã, foi questionado sobre os planos da Airbus e apenas respondeu: “Só posso dizer que sei que eles estão interessados”.

Acontece que, agora, três outras empresas especializadas em instalações de interiores em aviões executivos também estão apresentando um conceito VIP para o A220. São elas a Camber Aviation Management, Kestrel Aviation Management e Pierrejean Vision. E, curiosamente, todas elas possuem projetos similares, que dividem a cabine em sete áreas. Destas, a área de entrada com a cozinha, a suíte master e o banheiro do meio são padrões, as outras quatro áreas seriam projetadas inteiramente de acordo com os requisitos do cliente.

Segundo a Camber, o conceito segue um padrão de espaço e volume que correspondem a um ACJ A319neo da Airbus ou um BBJ 737 Max 7 da Boeing. Ao mesmo tempo, o A220 está no mesmo nível dos jatos executivos mais modernos no que diz respeito a recursos de tecnologia e segurança.

O FlightGlobal perguntou à Airbus se há planos para uma versão A220 VIP, mas a fabricante apenas disse que há estudos para isso.

Conheça o projeto da Camber Aviation:

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Motor PW P&W GTF PW1100G

Nova ferramenta identifica fenômeno antes que ele destrua o motor do...

0
Motores de combustão, como os de aeronaves, permanecem sob risco de danos catastróficos por um fenômeno chamado "oscilações de combustão".