Início Acidentes e Incidentes

Pneu de avião fura no pouso em Curitiba e ação de resgate é registrada em vídeo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um interessante vídeo gravado em Curitiba (PR) registrou a não rara, porém, um tanto quanto incomum situação em que o pneu de uma aeronave furou no momento do pouso, levando à necessidade de uma movimentação diferenciada de solo para o resgate até ser possível movê-la da posição em que ficou.

Como você viu no vídeo acima, publicado pelo “Plane Spotter HD Curitiba”, canal parceiro do AEROIN no YouTube, a aeronave envolvida foi o turboélice monomotor Piper PA-46-350TP, comercialmente conhecido como Piper Malibu Meridian, registrado sob a matrícula PR-DHG.

O problema ocorreu no último dia 10 de maio no Aeroporto do Bacacheri, localizado na capital paranaense, quando após o pouso o piloto precisou lidar com a dificuldade de deslocamento do avião em função do pneu que furou e murchou na pista.

Pela gravação de áudio disponibilizada junto à cena no próprio vídeo, inicialmente é possível ouvir o piloto informando que livraria a pista pela taxiway “Bravo”, conforme orientado pelo controlador de tráfego aéreo da torre do Bacacheri.

Porém, diante do pneu furado, nota-se que o piloto precisa aplicar bastante potência no motor para conseguir voltar a se movimentar, e então ele informa ao controlador que precisará livrar a pista pela taxiway “Charlie”. Após a resposta afirmativa do controlador, o piloto explica que a mudança se devia a seu pneu esquerdo estar furado.

O controlador ainda pergunta se o piloto saberia dizer se foi deixado algum pedaço de borracha para trás na pista, ao que o piloto responde que visualmente ele não percebeu algum detrito liberado.

A aeronave é então levada para a taxiway ainda com a necessidade de aplicação de potência muito mais elevada do que seria normal, e observa-se o pneu solto da roda, principalmente quando o Meridian é registrado em ângulo frontal pela câmera.

Para evitar interrupção no funcionamento do aeroporto, o piloto faz o possível para ultrapassar a marcação amarela da taxiway, que delimita a área de segurança da pista, e então corta o motor para que a aeronave seja posteriormente removida pela equipe de apoio de solo, que chega logo na sequência ao local.

Os passageiros são desembarcados ali mesmo e, logo, técnicos de manutenção chegam para elevar a asa esquerda e substituir a roda com o pneu furado por uma roda alternativa, permitindo que a aeronave fosse finalmente rebocada até o pátio.

Sair da versão mobile