Pneu de 757 desintegra durante a decolagem e avião acaba encalhado na pista

Recentemente, temos noticiado vários casos de Boeing 757s sendo vítimas do seu destino, felizmente, todos os casos não passaram de meros incidentes. O mais recente deles aconteceu nesta terça-feira (20) com uma aeronave da Sunday Airlines, de registro UP-B5703, que acabou ‘encalhada’ na pista do Aeroporto Internacional de Astana, no Cazaquistão após os pneus do trem de pouso principal esquerdo literalmente desintegrarem durante a decolagem de Sanya, na China.

O avião, que performava o voo DV464, estava em rota com 234 passageiros e 7 tripulantes, quando o controle de tráfego aéreo comunicou a tripulação de que as equipes de terra do aeroporto haviam encontrado pedaços dos pneus da aeronave na pista do aeroporto chinês.

Avião similar ao do incidente- foto Mehmet Mustafa Celik (CC)

Após um pouso normal – apesar do ruído da roda ‘esmerilhando’ a pista – os pilotos tentaram taxiar a aeronave, no entanto, foi impossível devido à falta de manobrabilidade resultante da falta dos dois pneus do trem de pouso esquerdo.

Investigações estão em curso para identificar os fatores que contribuíram para o incidente.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.