Pneu de Boeing 777 da Latam estoura no pouso em Guarulhos, veja o vídeo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Boeing 777 da Latam Brasil acabou com um pneu do trem de pouso principal estourado durante o pouso no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O momento do incidente foi gravado pela câmera ao vivo do aeroporto (vide abaixo, espere carregar).

O flagra foi registrado pelo canal SBGR do YouTube, que tem uma câmera pela qual transmite o movimento do aeroporto ao vivo, 24 horas por dia e 7 dias por semana, captando os pousos e decolagens das cabeceiras 09 (próximas à rodovia Hélio Smidt).

No flagra dessa semana, a aeronave de matrícula PT-MUE, um Boeing 777-300ER, maior avião da LATAM e maior bimotor do mundo em operação, chegava em Guarulhos procedente de Manaus. O voo era o voo LA-4781 de 7 de fevereiro.

No vídeo, é possível observar que a aeronave vem para o pouso sob um vento que lhe faz balançar um pouco antes do toque. A própria câmera corrobora com isso, já que ela está trepidando durante toda a filmagem e tem o ruído do vento bem audível. Na hora do toque, dá para notar bastante fumaça e, logo depois, dá para ver restos de borracha na pista, indicando o estouro do pneu.

Por causa do pneu estourado, o avião efetuou uma parada de alguns minutos em uma taxiway antes de prosseguir para o terminal para desembarcar os passageiros, e uma inspeção foi realizada na pista para remover os detritos.

Segundo o portal The Aviation Herald, um passageiro reportou ter ouvido um barulho do estouro no pouso e algo batendo na parte inferior da fuselagem, e logo depois o comandante informou que eles teriam que ser rebocados até o pátio, no entanto o taxiamento ocorreu por meios próprios, sem necessidade de reboque.

É importante ressaltar que tal ocorrência não afeta a segurança do voo e é relativamente comum mundo afora.

Whats-App-Image-2021-02-09-at-18-28-15-1 Whats-App-Image-2021-02-09-at-18-28-15 Whats-App-Image-2021-02-09-at-18-28-15

Já o vídeo abaixo mostra mais detalhes do dano, e inclusive um possível vazamento de lubrificante ou óleo, já que um pano foi colocado embaixo do gotejamento para conter a saída do líquido.

Segundo dados do FlightRadar24, o PT-MUE voltou a voar apenas dois dias depois, em 9 de fevereiro.

Em nota a Latam “informa que o voo LA4781 (Manaus – São Paulo/Guarulhos), que decolou às 13h27 de domingo (7), pousou às 16h45 em completa segurança no destino final. A empresa reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Mais dois passageiros colocaram em risco sua liberdade no Aeroporto de...

0
Mais duas pessoas perderam sua liberdade no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), durante o último final de semana, após