Pneu de um Jumbo Boeing 747 é estraçalhado durante decolagem

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um dos pneus do trem de pouso principal de um Boeing 747-400 da empresa aérea taiwanesa China Airlines Cargo acabou tendo um fim indesejado, após ser estraçalhado ainda na pista, durante o procedimento de decolagem. No entanto, o incidente não foi sentido da cabine dos pilotos.

Segundo informações do The Aviation Herald, o quadrijato cargueiro de matrícula B-18725 realizava o voo CI-5198, de Taipei para Los Angeles, e havia decolado da pista 05R. Após cerca de uma hora no ar, os controladores de tráfego aéreo comunicaram à tripulação, através do rádio, que destroços de pneus foram encontrados na pista logo após a decolagem do Boeing 747.

Com essa informação em mãos, os pilotos decidiram que o melhor seria retornar à Taipei e interromperam o voo quando já cruzavam no FL290 (29.000 pés). Em seguida, iniciaram o procedimento de alijamento de combustível antes de proceder com o retorno à sua base. A decisão por retornar deveu-se ao fato de toda a estrutura de manutenção da China Airlines estar em Taipei, facilitando os reparos, bem como a alocação de uma aeronave reserva para o voo.

Imagem do FlightAware mosta o trajeto do voo

Após 2 horas e quinze minutos, o grande jumbo pousou novamente na pista 05R de Taipei. Uma aeronave substituta, de matícula B-18717, foi alocada para a operação e decolou 7 horas depois do pouso do 747 avariado. A demora deveu-se, naturalmente, à retirada da carga de um avião para colocá-la no outro.

Durante as inspeções, foi realmente observado um grande dano no pneu e a aeronave foi encaminhada para reparos, onde estava 13 horas após o incidente. Não se sabe ainda o motivo que levou a tal estrago no pneu, se foi desgaste ou algum objeto na pista que o cortou.

Uma foto do pneu furado foi compartilhada em redes sociais:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias