Pneu estourado do Boeing 777 da LATAM perdeu pressão ainda em voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O estouro do pneu do Boeing 777 da LATAM que pousou em Guarulhos não foi causado apenas pelo impacto do toque, aponta o registro do incidente no CENIPA.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (CENIPA) registra que a tripulação já sabia de um problema relacionado ao pneu bem antes do pouso.

Segundo o relatório de ocorrência do órgão, durante o voo de cruzeiro, a tripulação recebeu um aviso de baixa pressão no pneu número 4 do trem de pouso principal do lado direito.

Este aviso, como próprio nome diz, é relacionado à baixa pressão e pode indicar um possível vazamento e consequente esvaziamento do pneu. Sem pressão suficiente para suportar a troca de forças no pouso, o pneu estourou no momento do toque na pista.

O CENIPA reporta que a aeronave teve danos leves, que seriam relacionados às bandas de rodagem do pneu que acabaram saindo, e um possível vazamento que teria ocorrido por causa do impacto da borracha do pneu estourado, como é possível ter uma noção nas imagens abaixo:

Apesar do ‘susto’ relatado por um dos 94 passageiros, o avião pousou com segurança, conseguiu sair por meios próprios da pista e depois parou por alguns minutos na taxiway antes de prosseguir até o pátio, onde o desembarque dos passageiros foi realizado.

O órgão não dará mais procedimento às investigações do caso e considera a ocorrência como finalizada. O jato 777-300ER de matrícula PT-MUE voltou ao serviço dois dias depois, após reparos serem concluídos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias