Podemos estar diante da volta da Abaeté Linhas Aéreas?

C208 da Abaeté

A tradicional empresa de transporte aéreo Abaeté, com sede na Bahia, está indicando que trará novidades já nos próximos dias, mas ainda deixando um clima de mistério. Em março desse ano, a Abaeté recebeu autorização da ANAC para operar novamente voos regulares e fretados de passageiros e carga, como comentamos numa outra matéria. Atualmente a empresa é focada em táxi aéreo.

A resposta para a pergunta em epígrafe ainda não está certa, mas veja abaixo algumas novidades anunciadas pela empresa nessa semana. Entramos em contato com a companhia e vamos atualizar essa matéria caso recebamos um retorno.

Nova logo

Em uma publicação no LinkedIN nessa semana, a empresa dizia: “sabe aquela sensação de frio na barriga quando a aeronave decola? É essa mesma emoção que estamos sentindo ao apresentar para vocês nossa nova fase”.

Uma parte do mistério foi revelada hoje, com a apresentação da nova marca da empresa e o nome Abaeté Aviação. A informação foi compartilhada por Tiago Tosto, Sócio-Diretor da empresa e a nova logo incluída nas redes sociais da companhia, embora o site ainda traga a identificação anterior. “Nova era nova marca! Muitas novidades nos próximos dias, aguardem!”, disse Tosto na publicação.

Segundo a própria empresa, a nova logo é uma releitura “dos nossos elementos originais, que simboliza uma aeronave decolando, transmitindo movimento, dinamismo e ação”. Além disso, a empresa explica o restante da marca:

“O vermelho foi mantido pelo histórico de reconhecimento que temos. O dourado foi adicionado para destacar melhor nossa versatilidade e abrangência. Nossa tipografia é reta com cantos arredondados. Oferecendo uma leitura amigável, reforçando assim nosso lado mais humano. A nova marca transmite nossa expansão sem deixar de lado o que nos trouxe até aqui. Representando nosso envolvimento e desenvolvimento contínuo. Vamos juntos construir novas formas de voar?”

Primeira fase

A história da Abaeté Linhas Aéreas começou em 1995, quando foi criada com base na respeitada Abaeté Taxi Aéreo, uma companhia cuja origem remonta da década de 1970. Na época, ela foi criada como uma empresa regional com intuito de interligar várias cidades do interior da Bahia que ficaram “isoladas” depois que a Nordeste Linhas Aéreas foi vendida para a VARIG.

Na época, a empresa chegou a operar para cidades como Jequié, Caravelas, Teixeira de Freitas, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Barreiras, Vitória da Conquista, entre outros, usando 4 Embraer E110 “Bandeirante”. Mais tarde, a empresa incorporou um punhado de Cessnas C208. Anos mais tarde, a operação da linha aérea regular foi encerrada e a empresa voltou a concentrar-se no táxi aéreo e fretamentos pontuais.

Agora, com a crise e a falta de conectividade em regiões do interior do país, que ficaram desassistidas, pode ser uma grande oportunidade para a Abaeté levar a cabo seu plano de reviver a linha aérea, em linha com a aprovação que obteve da ANAC em março último. Aviões para isso a empresa já tem, uma vez que os Cessna C208 e E110 da frota atual seriam capazes de atender ao interior do estado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias