Polícia da França impede turistas de desembarcarem de jato executivo vindo de Londres

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

A França está em um bloqueio bastante rigoroso contra o coronavírus, mas essa mensagem parecia não ter sido levada a sério por um grupo que voou em um jato particular para tentar passar férias em Cannes.

Avião Jato Executivo Gulfstream
Imagem: Andrew Thomas [CC] (Imagem meramente ilustrativa)

Segundo a mídia francesa, a polícia local recebeu o jato, que havia saído de Londres, no aeroporto de Marselha e recusou a entrada das 10 pessoas que estavam a bordo, um grupo de sete homens com idades entre 40 e 50 anos e três mulheres com idades entre 23 e 25 anos.

Todas as viagens não essenciais na França estão proibidas desde 17 de março e, a partir de 6 de abril, qualquer pessoa que entrar na França precisa ter um certificado de viagem internacional que estabeleça que sua jornada é essencial.

O jato particular havia sido fretado por um croata sob a justificativa de que pretendia trabalhar no setor financeiro e imobiliário, mas parece que tudo não passava de uma tentativa de burlar o bloqueio.

“Eles vinham para férias em Cannes e três helicópteros os aguardavam no aeroporto”, disse o chefe do serviço de polícia de fronteira de Marignane à mídia local. “Mas os notificamos que eles não tinham permissão para entrar no território nacional e eles saíram quatro horas depois”.

Uma fonte próxima à polícia disse à BFMTV que “eles tentaram fazer uso de suas conexões, fizeram alguns telefonemas” antes de finalmente aceitarem voltar a Londres no jato. Um dos passageiros tomou outro jato particular para a Alemanha. Os pilotos dos helicópteros foram multados por fazerem viagens não essenciais.

O avião foi abordado no último sábado, 4 de abril, mas o incidente foi divulgado pela polícia francesa nesta quinta-feira, junto com um aviso de que eles estarão prestando atenção especial a jatos particulares nos próximos dias.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Primeiro voo solo do ano na aeronave T-25 Universal é celebrado...

0
A instrução continua com a fase de manobras e acrobacias, que tem como objetivo proporcionar ao Cadete um maior domínio da aeronave.