Ponte de embarque atinge motor de Boeing 787 no aeroporto de Los Angeles

Um leve incidente aconteceu no início da manhã de ontem, 28, em Los Angeles, quando uma ponte de embarque acabou por atingir o motor de um Boeing 787 novinho. Mas isso não afetou a continuidade do voo para Nova Iorque.

Los Angeles
Foto de mídias sociais

Uma imagem que circula nas redes sociais mostra a ponta da ponte de embarque encostando no motor do Dreamliner. Segundo comentários de testemunhas oculares, o esbarrão ocorreu na saída do voo QF11 de Los Angeles para Nova Iorque.

O jato em questão é um Boeing 787-9 Dreamliner, de matrícula VH-ZNE e que pertence à companhia aérea australiana Qantas e tem apenas um ano e meio de uso. Após uma rápida verificação, foi constatado que o motor não foi danificado e o avião foi liberado para o voo sem atrasos

Los Angeles – Nova Iorque com uma companhia da Austrália?

O trecho doméstico nos EUA é feito pela Qantas há muitos anos. Na verdade, trata-se de uma extensão do voo Brisbane – Los Angeles, que até há pouco tempo era operado com o Boeing 747-400. A australiana faz esse voo, pois atualmente não existe uma aeronave que consiga realizar o voo sem escalas com um número de passageiros que seja suficiente para obter rentabilidade.

Desta maneira para atender ao público com destino a Nova Iorque, a Qantas faz a escala em Los Angeles, onde apenas ocorre o desembarque, e embarque de passageiros dos voos vindo de Melbourne e Sydney, além, é claro, da troca de tripulação. Na volta ocorre o mesmo: o Boeing pára no LAX para apenas embarcar e desembarcar passageiros rumo à Austrália.

A Qantas não vende passagens neste trecho entre Los Angeles e Nova Iorque por não ter a 8ª liberdade do ar nos Estados Unidos, que permite que empresas estrangeiras façam voos domésticos em um país que não seja o do seu registro.

A expectativa é que essa escala acabe em breve com o início dos voos regulares do Projeto Sunrise, que quer ligar as cidades da costa leste da Austrália (dentre elas Brisbane) aos EUA e Europa sem escalas. Para isso a empresa encomendou jatos Airbus A350-1000 com configuração especial para realizar o voo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias