População de ilha triplica de tamanho após um avião A330 pousar em emergência

Um voo da Hawaiian Airlines que partiu de Seul para Honolulu com 12 tripulantes e 67 passageiros, teve que fazer um pouso de emergência na sexta-feira (24), após uma notificação de baixa pressão de óleo na aeronave, do modelo Airbus A330-200. Curiosamente, o pouso aconteceu no minúsculo Midway Atoll, localizado no meio do Pacífico.

A decisão por alternar foi tomada pelos pilotos após cerca de cinco horas e 45 minutos de voo, após terem recebido a notificação do computador da aeronave e analisado as listas de verificação. O pouso na pista de 2.377 metros ocorreu normalmente e em completa segurança.

O mapa abaixo, do Google Maps, mostra a localização do atol. Um pouco mais abaixo, uma imagem de satélite dá uma ideia de como estão configuradas as ilhas.

Curiosamente, a ilha quase triplicou de população com a chegada da aeronave, haja visto que o local conta com apenas 40 habitantes, entre militares americanos e pesquisadores. Após o pouso da aeronave, a população subiu para 119 pessoas.

Os passageiros, no entanto, não puderam aproveitar o tour, haja visto que a ilha não dispõe de estrutura. Por conta disso, a empresa aérea enviou uma outra aeronave ao resgate, assim como com mecânicos a bordo a fim de revisar a aeronave e liberá-la para voar novamente.

De acordo com o The Hawaiian Star, um porta-voz da Hawaiian Airlines confirmou o ocorrido e a razão pela qual o voo alternou ao pequeno atol. Este foi o terceiro incidente que as Hawaiian teve em dois dias, embora os outros dois tenham sido por conta de passageiros indisciplinados, que estavam perturbando os demais a bordo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias