Por desapego, avião Boeing 727 semi-novo é colocado à venda na OLX

Sabe aquela sensação de alívio ao se livrar de algo que você guardava por anos, e que tinha a certeza de que jamais usaria? Esse sentimento único é compartilhado por aqueles que praticam a arte do desapego, como parece ser o caso do Sr. Silveira, dono desse Boeing 727-200 semi-novo, se é que podemos chamar assim, disponível no site de compra e venda OLX.

Antes de rasgar o colchão para pegar os R$ 250 mil, eu preciso entender o que acompanha a máquina, se é de único dono e se todas as revisões foram feitas na concessionária. O anúncio não é muito claro com relação aos detalhes, mas esclarece que é um avião cargueiro completo, com motores, “turbinas” e todos os acessórios. Apesar das fotos não fazerem justiça, o anunciante ressalta que o 727 está em ótimo estado de conservação.

E complementa, dizendo que a documentação está regular perante a ANAC e demais órgãos, e pronto para ser retirado do aeroporto de São Luís, no Maranhão. Eu talvez me perguntaria qual seria a melhor forma de retirar o produto.

No Google Maps encontramos três 727s parados em São Luís

Um 727 quarentão

Embora as fotos estejam com uma baixa resolução, concluímos que esse é o PR-AIB. Como as matrículas dos três aviões da Air Brasil eram totalmente diferentes uma da outra, não foi difícil chegar a ele por eliminação das outras duas, e após analisar minuciosamente a porta do trem de pouso dianteiro.

Segundo o Aeromuseu, esse 727-200 foi fabricado em 1977, portanto já um quarentão. Descobrimos que ele teve quatro donos. Antes de chegar na Air Brasil em 2007, ele voou para a Branniff, Continental e Express.net Airlines.

Empresa voou tanto que foi fechada pela ANAC

A Air Brasil foi uma empresa de carga aérea que voou bastante entre 2007 e 2010, até que a ANAC a proibiu de voar sob a alegação de que ela voava demais. O que realmente atrapalhou as coisas com a ANAC é que as aeronaves tinham muitos problemas reportados, além de voar mais do que o permitido sem as devidas manutenções. Após várias tentativas, não houve acordo, e a empresa acabou por encerrar definitivamente suas operações em 2012.

727 Air Brasil
O avião em Guarulhos

Naquela época, era comum ver seus aviões em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Recife, Fortaleza, Manaus, dentre outras, principalmente quando ela participou do contrato dos Correios para a Rede Postal Noturna (RPN).

Quer saber como comprar?

Eu acabei concluindo que a garagem do meu prédio é apertada e terei dificuldades de manobrar o veículo, então eu terei que desistir do negócio. Mas, caso você tenha interesse, esse é o link do anúncio.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.