Por onde estão voando os Airbus A330 da TAP Air Cargo?

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A TAP Air Cargo, braço de carga aérea da portuguesa TAP Air Portugal, apresentou em 11 de dezembro seu primeiro avião Airbus A330 de passageiros adaptado a cargueiro. Após algum mistério em torno da pintura, uma libré foi revelada com os títulos AIR CARGO em grandes letras após a logo da empresa aérea, como mostra a foto acima.

De lá para cá, outro avião recebeu a mesma indicação de cargueiro, totalizando dois gigantes outdoors promocionais do braço de carga aérea da empresa portuguesa – são eles os A330-200 de matrículas CS-TON e CS-TOP. Pintar aviões com designação de cargueiros era algo que não acontecia na TAP desde 1980 quando a empresa utilizava um quadrijato Boeing 707 para função.

Esses não são jatos cargueiros puros, mas foram adaptados para levar carga no deck principal, onde geralmente estão os assentos de passageiros, além do porão, onde podem ir os itens mais pesados. A adaptação das aeronaves foi feita na unidade da TAP M&E no Aeroporto de Portela, em Lisboa.

Grande rede

Como mostra a imagem acima, retirada do site da TAP AIR CARGO, os destinos cargueiros atuais são muitos, sendo que os de longa distância para Américas, África e China são operados pelos dois A330 próprios, além de espaços alugados em aeronaves de outras empresas aéreas.

O Brasil tem uma grande representatividade nessa malha, com seis destinos operados de maneira regular ou esporádica, incluindo Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Seis também é o número de destinos chineses da malha cargueira da empresa de bandeira portuguesa, cobrindo voos para: Pequim, Xangai, Najing, Zengzhou, Guangzhou e Xiamen. O terceiro país com mais destinos é os Estados Unidos, com rotas para Boston, Nova Iorque, Chicago e Miami.

Para acompanhar os voos cargueiros dos aviões da TAP, basta acessar os links do FlightRadar24, clicando aqui (CS-TOP) e aqui (CS-TON).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Macaé recebe Programa Sirius do DECEA para melhoria na navegação aérea...

0
O principal objetivo é aprimorar os serviços de navegação aérea nas bacias petrolíferas, especialmente nas Bacias de Santos e Espírito Santo.