Por onde tem voado o Boeing 777-300 da Latam com a pintura de Star Wars?

Já há cerca de três meses desde que a Latam fez um anúncio seguido de uma festa em seu hangar em Guarulhos para anunciar a especial pintura com de Star Wars na fuselagem de um dos seus Boeing 777-300ER. Passado esse tempo, por onde a aeronave já voou?

Star wars
PT-MUA em mais um voo de Guarulhos para Miami

Segundo a empresa, a nova pintura foi motivada por uma ação promocional do Star Wars: Galaxy’s Edge, uma nova área temática do parque Hollywood Studios, que pertence ao The Walt Disney World Resort, inaugurada no fim de agosto.

A livery do “Stormtrooper Plane” foi aplicada no Boeing 777-300ER de matrícula PT-MUA durante o período em que ele passou por manutenção na Etihad Engineering de Abu Dhabi. Nesse mesmo momento, o bimotor também passou pelo processo de retrofit, quando foram instalados 410 novos assentos seguindo o novo padrão de interior da Latam.

O 777 de Star Wars já fez 89 voos

Usando dados de aplicações de rastreamento de voos e da base do AEROIN, identificamos quais os voos feitos pelo PT-MUA desde que ele retornou ao Brasil, vindo de Abu Dhabi, em 7 de outubro até a data desta matéria, 21 de dezembro de 2019.

Desde então, o avião já fez 44 viagens de ida e volta para diversas localidades onde a Latam tem bases, incluindo Miami, Nova Iorque, Londres, Frankfurt e Madrid, mas algumas localidades receberam o avião muito mais vezes do que outras, conforme mostra a tabela abaixo (em viagens de ida e volta):

Todos os destinos do 777 com pintura de Star Wars
  • Guarulhos – Miami: 19 vezes
  • Guarulhos – Nova Iorque: 14 vezes
  • Guarulhos – Madrid: 4 vezes
  • Guarulhos – Santiago: 3 vezes
  • Guarulhos – Londres: 3 vezes
  • Guarulhos – Frankfurt: 1 vez

Os números acima totalizam 44 viagens, ou 88 voos, que representam um total de 752 horas voadas.

Outro voo feito pela aeronave foi na rota Rio de Janeiro – São Paulo em 27 de novembro, quando ele acabou alternando para o RIOgaleão devido ao mau tempo em São paulo, quando chegava de Miami.

Mais sobre o PT-MUA

O Boeing 777-300ER de matrícula PT-MUA foi originalmente entregue novo de fábrica para a TAM em agosto de 2008. Chegou com 362 assentos, mas foi reconfigurado duas vezes, confira as metamorfoses internas da aeronave:

  • 2008: 362 assentos (4 de primeira classe, 56 na executiva e 302 na econômica),
  • 2014: 379 assentos (56 na executiva e 323 na econômica),
  • 2019: 410 assentos (38 na executiva 50 na econômica premium, e 322 na econômica).
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Saiba como a Força Aérea é acionada para a busca e...

0
Em ocorrências relacionadas à queda de aeronave, quando ocorre a necessidade de buscar, localizar e salvar pessoas, a Força Aérea Brasileira