Por que a Azul tem feito voos de Marte para Paraty, Angra dos Reis e Búzios?

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

No último dia 13 de novembro, observamos um avião da Azul que saiu do Campo de Marte para o litoral fluminense. Perguntamos à Azul o porquê destes voos e a resposta nos ajudou a recordar uma característica interessante da operação da empresa, sobretudo após a aquisição da Twoflex.

Pelos dados de radar, o avião aparentemente teve como destino Paraty, mas também pode ter ido para a vizinha Angra dos Reis (o sistema de rastreamento de voos não registrou o local exato do pouso). Ambas as cidades são polos turísticos badalados, mas contam com aeroportos de pista curta, limitando bastante a operação.

Existem projetos para ampliar a pista de ambos os aeroportos, algo desejado há anos pela população, profissionais e também pelas empresas aéreas, que hoje contam com infraestrutura limitada. Há planos para que empresas aéreas realizem voos para tais destinos dado seu potencial, mas isso apenas será possível após a conclusão desses projetos.

Trajetória do voo – RadarBox24

Fazia algum tempo desde que falamos pela última vez dos voos nessa região, mas o tema voltou à pauta ao flagrarmos o Cessna C208 Caravan da Azul Conecta voando para lá.

Movidos pela curiosidade, entramos em contato com a companhia aérea para entender o voo e sua natureza, além de esclarecer alguns rumores de diziam se tratar de um potencial “ensaio para futuras operações”.

Nota da Azul

No entanto, segundo a Azul, trata-se de uma operação comum. Segundo nota da companhia, “a empresa opera constantemente alguns voos fretados de passageiros entre Marte, Paraty, Angra, Búzios e retornando para Jundiaí”. No caso, seriam operações de táxi aéreo e não de transporte regular de passageiros, já que ditas operações não constam do registro de voos da ANAC.

Jundiaí, no interior paulista, é a base operacional da Azul Conecta, herdada da TwoFlex. Os voos para lá provavelmente vão vazios e em translado. Apesar de não serem voos comerciais propriamente ditos, mostram o potencial para rotas de nicho, já que os aeroportos destas cidades ficam lotados de aviões particulares nos feriados.

Atualização: A Azul, apesar de ter afirmado serem voos fretados já recorrentes, confirmou, horas depois de nossa publicação, que terá voos regulares para as cidades relatadas e outros destinos turísticos, confira aqui. No final, os rumores que ouvimos foram confirmados.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias