Por que a polonesa LOT tem um avião com a pintura da Azul?

Foto MAS Aviation

A companhia de leasing Nordic Aviation Capital (NAC) forneceu à LOT mais duas aeronaves Embraer 195 de segunda mão, as quais se juntam às outras treze desse modelo que a empresa polonesa tem na frota. A LOT acabou optando por proceder com essa estratégia por conta da parada dos seus cinco Boeing 737 Max.

Um dos E195 que juntam à frota tem 12 anos de idade, era operado pela Flybe e recebeu o registro polonês SP-LNO. Enquanto que o outro tem 8,5 anos de idade e voou na Azul desde que saiu da fábrica como PR-AYR. Hoje, a máquina recebeu o registro SP-LNN.

O interessante nessa história é que a LOT optou por apenas remover o nome AZUL da fuselagem, trocando-o por um pequeno adesivo com o seu logo. O restante da pintura continua sendo o da Azul. inclusive o mapa do brasil estilizado no estabilizador.

Como a empresa tem um plano de expansão em curso, a única maneira de contornar a crise do Max foi adquirir aeronaves de segunda mão. Além dos Embraer, a empresa também adicionou um Boeing 737-700 para ser usado temporariamente. A ideia é devolver as aeronaves quando os Max forem liberados.

De qualquer forma, é bom ver o mapa do Brasil mundo afora.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.