Por que a Turkish Airlines resolveu alugar dois helicópteros russos?

Foto: Rostec

A companhia aérea Turkish Airlines alugou na segunda-feira (9) dois helicópteros para ajudar a Turquia a extinguir os incêndios florestais em andamento no país. Desta forma, a empresa aérea nacional apoia os esforços para combater os maiores incêndios florestais da história de seu país, de acordo com um comunicado da companhia aérea.

A transportadora aérea anunciou anteriormente que doará 150.000 mudas para reflorestar áreas da Turquia atingidas pelos grandes incêndios. E agora, alugou dois helicópteros de combate a incêndios e os colocou à disposição da Diretoria Florestal do Ministério da Agricultura e Florestas, reportou a agência de notícias estatal turca Anadolu.

Os dois helicópteros Mil Mi-8 e Mi-17 com capacidade de 2,5 toneladas de água foram alugados por dois meses com opção de um mês e entregues em 9 de agosto. Eles serão baseados no aeroporto de Dalaman, na província de Mugla, sudoeste da Turquia, prontos para responder a possíveis incêndios na região o mais rápido possível. Também estão em andamento negociações para a entrega de um terceiro helicóptero, disse o comunicado.

Pelo menos oito pessoas foram mortas, de acordo com dados oficiais, desde que os incêndios começaram no sul e no sudoeste da Turquia no final de julho.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias